Gripe A. Ministro recomenda, aos que se acham afetados, que procurem postos e não hospitais
Tratarei mais deste assunto logo em seguida, na coluna Observatório (que publico em A Razão neste final de semana, mas reproduzo aqui em versão original). Antecipo, apenas, que entendo que o prefeito Cezar Schirmer agiu corretamente em duas ocasiões: quando se recusou a decretar situação de emergência e no momento em que chamou para si a responsabilidade coordenar os trabalhos de combate à Gripe A.
Dito isto, chamo a atenção para as palavras do ministro da Saúde, José Gomes Temporão (foto) – para quem os que suspeitam ser vítimas da doença devem procurar os postos de saúde, e não os hospitais. Para saber mais, acompanhe reportagem distribuída pela Agência Brasil.
O texto é de Yara Aquino, com foto de Valter Campanato. Confira:
Gripe suína: desafio neste momento é organizar a rede de saúde, diz Temporão
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou hoje (17) que o grande desafio em relação à influenza A (H1N1) – gripe suína, neste momento, é organizar a rede de saúde para atender as pessoas de forma adequada e não sobrecarregar o atendimento. Ele recomenda que quem estiver com sintomas suspeitos da gripe procure postos de saúde e não os hospitais. A intenção é não sobrecarregar essas unidades, que devem tratar casos confirmados e que precisem de internação.
O grande desafio agora é organizar a rede para atender bem as pessoas, principalmente as que necessitam de internação. Atendê-las adequadamente, tratá-las e impedir o óbito, disse Temporão, após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para atualizá-lo sobre a incidência da gripe suína no Brasil. Segundo ele, o momento agora é de bom senso e paciência e a expectativa é de que com o final do inverno e o conseqüente aumento das temperaturas a situação melhore…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.