Senado. Conselho de Ética, enfim instalado. E vai julgar Sarney, que vencerá por supergoleada
Ainda há um enrosco a resolver, surgido nesta quarta-feira. Antonio Carlos Valadares, do PSB, desistiu de ser o presidente e até já deixou o órgão, pressionado por Renan Calheiros, do PMDB, que colocou no lugar o seu companheiro de partido, o carioca Paulo Duque – bem mais maleável, muito provavelmente.
De todo modo, foi nomeado o há quatro meses desativado Conselho de Ética do Senado. Sua primeira tarefa será definir o que fazer com duas representações contra, justamente, o presidente da Casa, José Sarney. Mas não será pelo CE que o maranhense terá problemas. Ali, tem uma maioria esmagadora de apoiadores, que lhe darão todo o respaldo possível.
Como conta o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo, mais de dois terços do Conselho são amigos de Sarney. Inclusive no oposicionista DEM. Dos três integrantes vinculados ao Democratas, dois, Heráclito Fortes (foto) e Eliseu Resende, já defenderam o presidente nas discussões internas da sigla. Logo, não há o que temer. Acompanhe a nota de Josias, com foto de José Cruz, da Agência Brasil. A seguir:
Maioria pró-Sarney no Conselho de Ética é de 11 a 4
Como previsto, o Senado aprovou os nomes dos novos membros do velho Conselho de Ética. Quem sonhava com um abatedouro terá de se contentar com um clube. São 15 os associados. Pelo menos onze comungam de uma mesma tese: José Sarney não merece ser tratado como uma pessoa comum.
Os adversários de Sarney farão barulho. Mas não devem ser tomados a sério. O jogo do conselho está jogado. A goleada pró-Sarney é fato consumado. As duas representações formuladas contra o pseudopresidente do Senado serão agora varridas para baixo do recesso parlamentar de julho.
Ainda que a algaravia sobreviva ao marasmo das férias, os processos estão condenados ao sufocamento pelo voto…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.