POR QUÊ?! Não são os grandes partidos. Quem tem mais candidatos a governador são os minúsculos
O PSOL, que tem Plínio de Arruda Sampaio como candidato a Presidente da República, é a agremiação que mais apresentou concorrentes aos governos provinciais. Está presente em 24 disputas nas 27 unidades da Federação. Depois, quem aparece com destaque é o PSTU, com 18 aparições.
Aliás, são os partidos minúsculos os que mais têm candidatos ao posto de governador, segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral. E por que isso acontece, embora se saiba que a chance de um deles vencer o pleito, em seu Estado, é pouco mais que nula?
Há pelo menos, na opinião claudemiriana, duas razões para isso. Uma é dar visibilidade, e palanque, à candidatura à Presidência. E outra, mais importante do ponto de vista estratégico, é mostrar as propostas ideológicas a um número maior de pessoas ao mesmo tempo.
De outra parte, inclusive porque são mais competitivos ou pretendem ser, os partidos maiores buscam alianças capazes de lhes conceder o prêmio principal, a vitória.
Para saber mais sobre esse fenômeno, inclusive em relação às disputas para o Senado e os parlamentos estaduais e Câmara dos Deputados, acompanhe reportagem produzida pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A seguir:
“Partidos pequenos têm mais candidatos aos governos estaduais
Os partidos pequenos são os que têm mais candidatos aos governos estaduais segundo estatística divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PSOL tem 24 candidatos concorrendo ao cargo em diversos estados brasileiros. O partido também tem o maior número de candidatos ao cargo de vice-governador: 24.
Em segundo lugar, aparece o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), com 18 candidatos aos governos estaduais e 19 ao cargo de vice-governador. Em terceiro está o Partido Comunista Brasileiro (PCB), com 17 candidatos a governador e a vice.
Para o cargo de senador, a situação se repete, pelo menos nos dois primeiros lugares. O PSOL tem 38 candidatos e o PSTU, 28. Em terceiro lugar está o PMDB, com 23 concorrentes, e o Partido dos Trabalhadores (PT), com 22. No total, 268 candidatos de 26 legendas disputam vagas no Senado…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.