TURISMO (2). A pasta que informou aos botocudos suas metas e eixos ‘estruturantes’
Como você leu na nota anterior, imediatamente abaixo, tudo o que se fez em Turismo na boca do monte, no passado distante, foi uma droga, na interpretação claudemiriana. E no passado recente, então,foi uma droga e meia – no mínimo. Mas, desde o final de março de 2009, tudo mudou, com a implantação do Plano Municipal de Turismo, a ser desenvolvido até 2012.
Confira, a propósito, as metas estabelecidas então:
1 – A curto prazo, estruturar a Secretaria de Turismo, consolidar a equipe técnica responsável pela implementação e implantação das ações propostas, e sensibilizar a comunidade local e regional para a compreensão do fenômeno turístico e sua capacidade de impactar o meio ambiente de forma positiva;
2 – A médio prazo, ordenar e sistematizar a produção turística local e regional disponibilizando ao mercado produtos constituídos a partir da hierarquização da atratividade em escala de nível II (conforme a Metodologia de hierarquização de atrativos da Organização Mundial do Turismo);
3 – A longo prazo, transformar Santa Maria e a região central/fronteiriça em destino turístico nacional e internacional, alcançando uma atratividade de hierarquia III (mobilizadora de demanda externa e/ou internacional – também de acordo com a metodologia da OMT).
Apenas para não perder o pique, vamos com mais um lero importante do documento que saiu do seminário que redundou no Plano Municipal de Turismo 2009-2012. No caso, a fixação dos “eixos condutores” da Política Municipal de Turismo.
Foram fixados cinco eixos “estruturantes” (isso me lembrou outro governo, mas deixa pra lá):
Eixo 1 – Planejamento e Gestão do Sistema Municipal de Turismo
Eixo 2 – Planejamento: Estruturação e Ordenação Turística
Eixo 3 – Planejamento: Fomento ao Desenvolvimento Turístico
Eixo 4 – Planejamento: Educação e Sensibilização para o Turismo
Eixo 5 – Planejamento: Gestão do Mercado Turístico.
Vou poupar o leitor do trololó aposto a cada um dos Eixos (imagino que os interessados poderão conseguir uma cópia do PMT junto à própria Secretaria de Turismo).
Apenas informo que cada um deles écomposto por macro-programas, programas e projetos. E é deles, mais exatamente dos últimos, que nos ocuparemos nos próximos dias. Todos têm prazos definidos e responsáveis nomeados. E, com certeza, devidamente concluídos, de forma ao atingimento dos objetivos.
Bem, pelo menos é o que se propunham seus organizadores.
(Nas próximas notas, que publicaremos ao longo dos dias, mas não necessariamente de forma diária, para não cansar a beleza de ninguém, começaremos a dar conta dos projetos produzidos e introduzidos no Plano Municipal Turismo. Vários deles já com prazo cumprido. E, é o que imagino, tornados realidade.)
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Debater TURISMO,com quem ? Com quem pensa que é o DONO da VERDADE ABSOLUTA, com quem faz da pasta somente POLITICA na condição ainda de CABO ELEITORAL,agora vem com esta conversa mais que FIADA,aliás ,ainda bem que não tem o conselho de turismo,que certamente reprovaria igualmente ao conselho de saude o TURISMO em santa maria e o Xirmer demitiria mais pessoas com HONRA,DIGNIDADE E CARATER.MAL FEITO, MAIS UMA para 2012 Sr Prefeito
É só BARULHO,no minimo o Xirmer passo o PITO na Sec turismo,essa estrutura qualquer COIÓ aprende no curso de Turismo,e vai ficar só no papel,aguardem.
@Flamario Uchoa
Vamos debater sério e parar com a baixaria?
Poderia nos informar também, os “Projetos” produzidos por esta secretaria no período de 2005 à 2008? Nesta época a tua esposa era diretora da Secretaria Municipal de Turismo,…né mesmo? (NOTA DO SÍTIO – obrigado ao leitor pela informação absolutamente relevante. Agora, então, podemos passar a argumentar. Do contrário, pensarei que os botocudos não moram apenas em Santa Maria)