IBOPE. Serra e Dilma se atrasam e perdem 6% – o percentual de Marina. Ciro tem maior ganho
Cada um pode fazer a análise que quiser. Há dados positivos para todo o lado, dependendo do que você quiser. Mas alguns fatos são indesmentíveis. Um deles é que Marina Silva (PV) obteve 6% na primeira pesquisa do Ibope (sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria, realizada entre os dias 11 e 14 em todo o País). Curiosamente, na primeira lista apresentada aos eleitores, a soma percentual perdida por José Serra, PSDB (4%), e Dilma Rousseff, PT (2%). É uma leitura que pode dizer muito. Ou nada.
Outro fato que não pode deixar de ser colocado é o crescimento de Ciro Gomes, do PSB. Se ele vai ou não ser candidato, ainda não se sabe. Mas que essa possibilidade assusta uns e outros é possível afirmar. E não apenas Dilma, como pode parecer num primeiro momento. Basta pensar um pouquinho para ver o quanto seria duro para José Serra, a quem o cearense considera, mais que adversário, um inimigo, um debate com o deputado.
Mas, enfim, como disse, há números para todo o gosto. Fique com o textinho (com as devidas atualizações e sem dados desnecessários) que postei ontem à tarde::
“É verdade que poucos da mídia chamaram a atenção, mas José Serra, embora mantenha dianteira razoavelmente tranqüila, apresentou queda de 4% em relação ao último levantamento (de 38% para 34%), conforme a primeira lista de candidatos apresentada aos eleitores na pesquisa feita pelo Ibope.
O levantamento também mostrou queda de 2% nas intenções de voto na candidata Dilma Rousseff, do PT, que, com 14%, ficou empatada com Ciro Gomes, do PSB – este a grande novidade no trabalho divulgado na manhã desta terça-feira. Ele e o mineiro Aécio Neves que, num determinado cotejo, sem Dilma e Serra, chega em primeiro lugar.
Ah, e também Marina Silva, do PV, estreou bem na rodada de pesquisas do momento, com 6% dos votos (curiosamente a soma da perda do tucano e da petista). Para mais informações, e suas próprias deduções, acompanhe reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo. O texto é de Fabio Graner, com foto de Fabio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil. Confira:
“CNI/Ibope: Serra lidera todas as simulações de voto
A pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje mostra que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera em todas as simulações de intenção de voto apresentadas. O levantamento revela também que quando Aécio Neves substitui Serra como candidato do PSDB, a situação muda e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) é quem lidera as simulações. A pesquisa incluiu, pela primeira vez, o nome da senadora do Partido Verde, Marina Silva, como possível candidata. Porém, o levantamento repetiu duas simulações sem Marina, que mostram Ciro Gomes e Heloísa Helena subindo nas intenções de voto, enquanto Serra e a ministra Dilma Rousseff caem.
Na primeira lista, em que aparecem Serra e Marina Silva, o governador de São Paulo lidera com 34%, seguido de Dilma Rousseff e Ciro Gomes empatados com 14%. Heloísa Helena aparece com 8% e Marina Silva fica com 6%. Com Aécio no lugar de Serra, Ciro Gomes lidera com 25%, seguido de Dilma com 16%, Aécio com 12%, Heloísa Helena com 11%, e Marina Silva, com 8%.
Ao se excluir Heloísa Helena das simulações, Serra lidera com 35%, Ciro Gomes aparece com 17%, Dilma Rousseff, soma 15% e Marina Silva, 8%. Com Aécio no lugar de Serra e sem Heloísa Helena, Ciro Gomes lidera com 28%, seguido de Dilma com 18%, Aécio somando 13% e Marina Silva…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.