Arquivo

Sanguessugas. Maior escândalo da história do Congresso envolve pelo menos 70 parlamentares

Começou há poucos minutos a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura fraude na venda de ambulâncias, a partir de emendas ao orçamento da União.

O relator da CPI, o senador Amir Lando, do PMDB, está lendo o relatório parcial que ele redigiu mas que, segundo declarações do presidente, o deputado carioca Antonio Carlos Biscaia, do PT, será assumido integralmente pela Comissão.

É, como conta o jornalista Ricardo Noblat, em sua página na internet, o maior escândalo que se tem notícia em termos de parlamento brasileiro. O número de envolvidos, a ser anunciado pelo relatório de Lando, deverá variar entre 70 e 73, dos quais pelo menos três senadores e o restante deputados. Esse número significa mais de 13% dos integrantes do Congresso. Convenhamos, uma barbaridade.

No caso do Rio Grande do Sul, até aqui imune às falcatruas investigadas em Brasília há pelo menos um ano, imagina-se que pelo menos dois deputados sejam incluídos na lista a ser enviada ao Conselho de Ética da Câmara: o petebista Edir Oliveira e o liberal Paulo Gouveia. Havia um terceiro nome, Érico Ribeiro, do PP. Informações das últimas horas, porém, indicam que não foram encontradas provas contra o parlamentar, que deverá ficar de fora do documento que é lido neste momento.

Aliás, o número cabalístico, 73, é o anunciado pelo vice-presidente da CPI, o pernambucano Raul Jungmann, do PPS, conforme notícia divulgada pouco antes das 11, pelo portal Terra. Confira:

”CPI pedirá a cassação de 73 acusados, diz Jungmann

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE), vice-presidente da CPI das Sanguessugas, disse hoje que a comissão vai pedir a abertura de processo de cassação de 73 dos 91 parlamentares investigados. O relatório parcial será apresentado nesta manhã pelo senador Amir Lando (PMDB-RO) e pode ser votado ainda hoje, caso não haja pedido de vistas. O documento, com 1,6 mil páginas, já foi levado para uma sala reservada da CPI.

Segundo Biscaia, os integrantes da comissão fizeram o compromisso de assumir o relatório de Amir Lando. “A decisão do relator é nossa decisão. É uma decisão colegiada”, disse, de acordo com a Agência Câmara.

O propósito da comissão, segundo ele, é “não deixar escapar nenhum sanguessuga, melhorar o conceito do Congresso e evitar que algum deles se reeleja, trazendo novos problemas no futuro”.

Para Jungmann, os integrantes da CPMI têm a responsabilidade histórica de fazer uma grande faxina no Congresso, iniciando o resgate da credibilidade do Parlamento. O deputado disse também esperar que o eleitorado casse nas urnas os parlamentares envolvidos.

Jungmann fez um apelo aos presidentes da Câmara e do Senado, Aldo Rebelo e Renan Calheiros, para que acabem com o…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do portal Terra na internet, no endereço http://noticias.terra.com.br/brasil/.
SE DESEJAR ler a análise de Ricardo Noblat, pode fazê-lo acessando a página do jornalista na internet, no endereço http://www.noblat.com.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo