CUSTO DE VIDA. Cai inflação anual de Santa Maria. Em agosto houve deflação
Deflação, para os não iniciados, significa crescimento negativo. Ou, mais popularmente, os preços caíram, em agosto. Esse é o resultado do Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM) pesquisado pelo Laboratório de Práticas Econômicas do curso de Economia do Centro Universitário Franciscano, em trabalho que tem a coordenação geral do professor José Maria Pereira.
No mês passado, na media dos cerca de mil itens pesquisados, em oito grupos diferentes de bens e serviço, houve uma deflação de -0,11%. É verdade que, computados os oito primeiros meses do ano, a inflação é de 3,7%. No entanto, o índice de agosto acabou impactando a inflação anualizada, que caiu pela primeira vez em muitos meses abaixo dos 5%– agora é de 4,95%.
Mas, especificamente no mês passado, o que provocou o índica negativo? Um grupo se sobressai: o que congrega os itens de Alimentação, que, sozinho, respondeu por -0,40%. Os outros dois que também apresentaram deflação contribuíram de forma mais modesta: Saúde e Cuidados Pessoais (-0,04%) e Comunicação (-0,02%).
Para fechar, acompanhe (já com seus respectivos pesos na composição do ICVSM) o desempenho dos outros seis grupos de que se compõe o índice: Habitação (0,20%), Artigos de Residência (0,01%), Vestuário (0,07%), Transporte (0,02%), Despesas Pessoais (0,00%) e Educação (0,04%).
PARA LER A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO ICVSM, CLIQUE AQUI
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.