TRAVESSIA URBANA. Obra que mudará a cara das entradas da cidade avança. Final previsto para 2017
![Previsão de conclusão é para dezembro de 2017. As obras acontecem ao longo de 14,5 quilômetros, entr os trevos do Castelinho e da Ulbra](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2016/07/travessia-1.jpg)
No jornal A RAZÃO (versão online), com foto de GABRIEL HAESBAERT
Quem transita pelas rodovias que cruzam Santa Maria já deve ter percebido o verdadeiro canteiro de obras em que se transformaram as vias. Elas fazem parte da travessia Urbana da cidade, um empreendimento complexo e considerado um dos maiores já realizados no município. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras seguem dentro do cronograma e a previsão de conclusão está mantida para dezembro de 2017.
A travessia está dividida em dois lotes: o primeiro está sob a responsabilidade do Consórcio Continental/Sogel – compreende trecho entre o trevo do Castelinho e o trevo da Uglione. Neste trecho, está sendo realizada a construção do novo viaduto da rodoviária e a implantação do viaduto do Castelinho.
Já no lote 2, de responsabilidade do Consórcio Travessia, estão em andamento a execução da passagem inferior que ligará as Avenidas Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Irmã Dulce. Segundo o DNIT, a intenção é facilitar aos motoristas o acesso aos bairros Patronato e Renascença.
Neste segundo trecho, ainda estão sendo construídas as duas novas pontes sobre os arroios Ferreira e Taquara. Também está sendo realizada a terraplenagem nas proximidades do Distrito Industrial e Parque Pinheiro Machado.
O conjunto de obras está orçado em R$ 309 milhões. Serão duplicados trechos das BRs 287 e 158, totalizando 14,5 quilômetros, além da construção dos 16 viadutos.
MAIS VIADUTOS
O Departamento estima que no segundo semestre inicie a construção do viaduto da BR-158 com a Rua Duque de Caxias.
Outro processo que ganha destaque na travessia urbana é a retirada do viaduto férreo, também na 158. A estrutura é um ponto turístico do município, entretanto, ele dará lugar a um novo viaduto que será construído. Segundo o DNIT, a construção dará acesso aos bairros Floresta e Cerrito. De acordo com informações do Departamento, tramita no DNIT processo protocolado pela prefeitura municipal de Santa Maria que solicita o viaduto férreo como doação.
TREVO DA UGLIONE
Outra situação que trará benefícios aos motoristas, mas que exigirá complexidade na obra, é no trevo da Uglione. No local haverá três níveis de vias, rotatória e viadutos elevados. Equipes já trabalham nas construções das vias laterais.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
O que um transformou num elefante branco, outros transformaram em cemitério.
Espero que essa obra não tenha sido fatiada por empreiteiras de laranjas e alimentado campanhas de deputados como outras deste governo.
A cidade precisa de evolução , por favor!
Chega de promessa e obras inacabadas!
Já não chega o Farrezão que o Deputado Valdeci Oliveira transformou num elefante branco.
Deus queira que tudo termine!