LUNETA ELEITORAL. Independência vitoriosa de Marchezan Jr, os votos na legenda e outros números locais
* Conversei com o deputado estadual Marchezan Júnior, do PSDB, poucos dias antes da eleição. Me pareceu preocupado.
* Afinal, dos tucanos gaúchos é, certamente, o mais independente em relação à governadora Yeda Crusius. E, portanto, disputou o pleito sem qualquer apoio oficial do partido – que se jogou na campanha de Cláudio Diaz.
* O cara deve estar faceiro, agora. Deve ter sido, quem sabe, exatamente essa independência que o levou a uma vitória das grandonas.
* Em Santa Maria, por exemplo, foi 10 x1 – beirou os 10 mil votos, enquanto Diaz mal passou dos mil. No total do Estado, mais de 92 mil votos e a sexta (de 7) cadeiras da aliança com o PP. Ah, Diaz virou suplente.
* Como curiosidade, aqui vão os votos feitos em Santa Maria pelos outros candidatos diretamente ligados à boca do monte (exceto Fabiano Pereira, que será citado em outra nota, mais tarde).
* Na Câmara dos Deputados, Marcelo Bisogno, do PDT, ainda que com o apoio informal de Cezar Schirmer (ajudou?), fez 5.930 votos.
* Insuficientes, claro, mas bem mais que Ronaldo Pippi, do PSB (1.064), Salvador Rodrigues, do PP (973) e João Souza, o Tetê, do PC do B (170).
* Olha só a força dos partidos, no voto para a legenda, na Câmara: PT (3.723), o incrível PV (1.048), PSDB (1.036), PMDB (991), PP (746) e PDT (262).
* Agora, a votação para a Assembléia Legislativa. Aqui, Sandra Rebelato (PP) obteve números dignos, mas abaixo do que esperava. Foram 5.706, que somados aos extra-Santa Maria chegaram a satisfatórios 8.508.
* Ovídio Mayer do PTB, veio logo abaixo, com 5.536 – o que o credencia a buscar, de novo, vaga na Câmara de Vereadores em 2012.
* Sandra Feltrin (PSOL), com 1.599 votos, e Vilmar Galvão (1.309), certamente ficaram abaixo do que imaginavam para esse pleito. E os demais, com todo o respeito, foram irrelevantes.
* E as legendas, para a Assembléia? Aqui, mais uma vez o destaque positivo foi o PT, com 4.853 votos, e o negativo o PMDB, partido que controla a prefeitura, que chegou a apenas 866.
* Entre os dois partidos mais importantes da cidade se situaram o surpreendente PSDB, com 1326, o PP com 1.105 e, incrivelmente, o PV, com 1.019.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Sebastião Nakamura:
Alguém aí disse que Paulo Ferreira “era muito pouco conhecido na região central”.
Ele
@Eduardo Artch
Ferreira preisaria de quase 10000 votos para entrar , não tinha como conseguir isso por aqui independente de com quem fosse a dobrada, pois, Ferreira era muito pouco conhecido na região central, isso trona o mérito do trabalho do Valdir Oliveira muito grande,pois apesar dessa adversidade ele ajudou à leva-lo até a primeira suplencia.
@Jose Delcatti
Garibaldi Colvero fez 598 votos.
Paulo Ferreira ficou de primeiro suplente,quando forem contabilizados os votos de Maria do Rosário ele entra, para isso foi decisivo o apoio e o trabalho relizado na região central por Valdir Oliveira, analizando a diferença entre Ferreira e Fabiano Pereira, fica bem nítido a importancia do apoio de Valdir para Paulo Fereira.
E o Garibaldi Colvero que concorria pelo Pcdo B?