SEGUNDO TURNO. O que farão apoiadores de Dilma e Serra para ampliar votos no RS
Uma reunião nesta quinta-feira,no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, pretende definir uma agenda de visitas dos apoiadores de Dilma Rousseff pelo interior gaúcho. Olívio Dutra e o governador eleito Tarso Genro devem ser escalados para grandes ações em municípios considerados estratégicos. A pergunta: Santa Maria estará entre eles?
Aliás, a palavra “estratégia” também faz parte do vocabulário dos militantes do tucano José Serra no Rio Grande. A idéia é atingir todas as regiões, a partir de 50 comunas vitais – ou “estratégicas” -, nas quais serão concentrados os esforços serristas, como dá conta, em material publicado no jornal eletrônico Sul21 o deputado Ibsen Pinheiro, do PMDB, e da coordenação da campanha.
Para atingir o objetivo, ampliar os votos já obtidos no primeiro turno, também se dá bastante atenção aos resultados, onde eles se deram e, principalmente,porque se deram, em 3 de outubro. E esse é exatamente o foco da reportagem que reproduzo a seguir, assinada pelo jornalista Igor Natusch. Confira:
“Economia define voto à presidência no interior do RS
No Rio Grande do Sul, 46,95% dos votos para Presidente da República ficaram com Dilma Rousseff (PT), contra 40,59% de José Serra (PSDB). O que não quer dizer, é claro, que esses votos todos se distribuíram de forma homogênea pelo estado. Em algumas cidades, o apoio a Dilma foi esmagador; em outras, José Serra conquistou folgada vitória sobre a petista. A partir desses extremos, as coordenações de campanha no estado dos dois candidatos tentam traçar um mapa do eleitorado gaúcho, em busca da fórmula capaz de aumentar os percentuais na batalha decisiva de 31 de outubro.
Em muitos casos, isso significa lutar por aumentos que podem chamar atenção em termos percentuais, mas que redundam em poucas centenas de votos de diferença. Dos 496 municípios gaúchos, apenas 137 ultrapassam a barreira dos 10 mil eleitores, e 55 deles não alcançam sequer os dois mil votos cada um. Além disso, a busca de votos provoca discussões sobre as particularidades das microrregiões gaúchas, com a escolha entre Dilma e Serra sendo fortemente condicionada por aspectos específicos da economia de cada comunidade.
Em alguns municípios do Rio Grande do Sul, a vitória de Dilma foi incontestável. É o caso, em especial, de três municípios da microrregião de Santa Cruz do Sul. Em Herveiras, a candidata do PT teve a maior votação percentual do estado: 85,51% dos 2.189 votos válidos da cidade foram…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.