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FLASH. Conselho aprova planilha e aumento de tarifa de ônibus está na mesa do prefeito

Terminou agora há pouco a reunião do Conselho Municipal de Transportes. Por 10 votos a 5, os conselheiros aprovaram a planilha de custos elaborada pela prefeitura e, assim, a tarifa de ônibus urbano pode ser de R$ 2,31. A decisão sobre o valor será do prefeito Cezar Schirmer.

Um dos integrantes do CMT, representando a subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil incluiu, na ata, uma sugestão de que a tarifa seja reajustada para R$ 2,25.

Mais tarde pretendo trazer mais informações. Pode aguardar!

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14 Comentários

  1. @Leon
    Leon
    Bela postagem.
    Acho que isto vai economizar tempo para o Schirmer, caso ele tenha coragem de ir à reeleição. A plataforma dele para transporte em 2012 já estará prontinha. É só ele reeditar NA ÍNTEGRA.
    Talvez ele tenha que mudar alguma coisa, como retirar o nome do Farret. De tão sozinho que ele vai ficar, talvez ele seja obrigado a colocar o nome do Tubias de vice. Isto se o pupilo não der uma de mal agradecido e abandonar o barco também.
    Pois Pozzobom já mostrou o caminho: Quem quiser se salvar politicamente tem que se afastar do governo municipal.

  2. Caros leitores

    Para não ser injusto com o Augusto, vou relembrar suas promessas de campanha para o Transporte, as quais foram republicadas em janeiro de 2010 no site do Diário Gaucho.

    “04/01/2010 Propostas para o TRANSPORTE:
    Assim como não há, hoje, um Plano Diretor Viário para Santa Maria, também não existe um planejamento técnico e uma fiscalização adequada para os transportes públicos no município. Em decorrência disso, acontecem os congestionamentos, o excesso de oferta de transportes coletivos em alguns horários e ausência de ônibus em outros, especialmente nos bairros e vilas. Os problemas apontados também são reflexos da falta de investimentos viários, especialmente na ampliação dos corredores e na priorização na sinalização, associada com deficiências nos pontos/paradas, nos locais de atendimento aos usuários, falta de informações sobre horário, tarifas altas para a média salarial da cidade e regiões não atendidas adequadamente: Schirmer e Farret propõem:
    – Capacitar a Secretaria de Trânsito, juntamente com o Escritório da Cidade, para formular estratégias, planos, ações e novas tecnologias para os transportes urbanos
    – Promover campanhas educativas e de conscientização e participação comunitária
    – Implantar uma política estratégica de mobilidade urbana, com padrões de acesso ao sistema de transporte público, em função das distâncias, freqüência e tempo de viagem – Diagnosticar a situação atual da demanda e oferta dos transportes públicos
    – Planos e projetos estratégicos para os setores que integram o sistema: ônibus, táxis, escolar, bicicleta, mototáxi, tele-entrega e outros
    – Racionalização do sistema de transporte coletivo, com especial ênfase à política de integração física e tarifária
    – Formular uma política de investimentos em infra-estrutura viária, visando atender as futuras demandas e o compartilhamento entre os transportes individual e coletivo
    – Ampliar os horários e freqüências nas principais ligações, por meio de transporte coletivo
    – Elaborar um plano de terminais físicos integrando transporte distrital e urbano
    – Elaborar um plano de corredores exclusivos e preferenciais de transporte coletivo
    – Revitalização dos pontos/paradas, com padronização, informações, melhorias da sinalização e do mobiliário urbano
    – Implantar política tarifária baseada em conceitos sociais e técnicos, buscando integração e equilíbrio, tanto do ponto de vista dos usuários quanto dos operadores dos sistemas
    – Elaborar projetos Estruturadores de Transporte Urbano, com o objetivo de aumentar a fluidez, a segurança e a economia dos deslocamentos, com qualificação e melhoria do espaço
    – Criar a política de transporte coletivo, com integração, passagem única e tarifas justas.”

    Isso dá um bom caldo para discussão…

  3. Acho que Schirmer vai dar uma enrolada (qual a novidade?). Vai fazer um discurso em defesa do povo e não dará a integralidade do aumento.
    Mas, o Ivo Cassol pegou bem a questão.
    O problema era aquele nojo de ver o Schirmer, Tubias e Cia Ltda fazendo aqueles discursos bestas e eleitoreiros na campanha.
    Mas, por pressão dos empresários ele pode ceder, confiando que até a próxima eleição o povo já esqueceu. Vamos aguardar!

  4. 15 % de reajuste da tarifa ? será que o prefeitoshirmer vai dar 15 % de aumento ao funcionalismo público municipal?os recepcionistas recebem 510 de salario base e as merendeiras e serviços gerais nem isso.E AI SHIRMER ?

  5. Esses vereadores não estão lá para o povo. Grande parte deles é “povo” na hora de querer votos e depois, dane-se o povo.
    Hoje constatei algo muito triste. Lembram-se da vereadora Magali Adriano. Bom, enquanto ocupávamos a sala onde ela estava, era uma das mais críticas. Dialoguei com a mesma. Perguntei: Tu utilizas ônibus? Ela em tom irônico respondeu, não, tenho um Corola de última linha. Depois tentava me convencer: “Isso é coisa da idade, isso passa. Já fui assim.” Dai eu vejo que quanto mais idade tem o político e mais cargos e renda ele adquiri, mais ele esquece de quem o colocou lá. Claro que ela é funcionária da educação que agora está lotada na prefeitura. Mas, como essa luta não convém a excelentissíma ex-vereadora, não importa mesmo.
    E claro que os vários CC’s estavam lá na volta criticando. Tive a oportunidade de conversar, de ouvir diálogos e constatar que nos diversos andares da prefeitura, a principal função deles é tomar cafezinho, chimarrão. Bom eles já tem seu cargo assegurado. Quem trabalha mesmo são alguns funcionários concursados e os estagiários.

    Agora só nos resta pressionar o prefeito, que não cumpriu várias promessas de campanha. Será que devemos processá-lo por “estelionato”, pois enganou seus eleitores. Bom, era isso.

  6. 1 – Eu defendo que as empresas devem receber o preço justo pela tarifa;
    2 – Eu defendo o controle público sobre o sistema de transporte público;
    3 – Eu defendo a modernização da frota e de todo o sistema…
    4 – Eu defendo que a população defenestre políticos demagogos, que quando concorrem a prefeito prometem reduzir a tarifa, dizem que a tarifa é cara de demais, que vai fazer isso que vai fazer aquilo…que tudo está mal feito!
    Dr. Cesar Augusto Schirmer, espero que, esses dois anos de governo sejam suficientes para mudar a sua postura em uma campanha eleitoral, e que o senhor passe a ter maior responsabilidade nos seus discursos e naquilo que promete!!

  7. Olá boa tarde.
    Essa sujestão de R$2,25 foi a minha aposta da fixação do preço da passagem pelo Prefeito a dias aqui no Blog. É um absurdo, embora não seja novidade, situações parecidas já aconteceram muitas vezes em adminstrações passadas.

  8. Fico imaginando o nível da discussão. Com que critérios técnicos um conselheiro sujere o valor de R$ 2,25. Não serão os mesmos critério utilizada para a aprovação da “planilha”?
    E desta vez, teremos lista fictícia de exigências para a concessão do reajuste ou nem é mais necessário?

  9. Schirmer nunca mais!

    Eu queria uma auditoria independente sobre essa planilha de custos! Por que nenhum dos nosso vereadores propõe isso?

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