EconomiaSanta Maria

PREÇOS. Inflação na cidade cresceu menos no mês passado: 0,12%. E nos últimos 12 meses? 8,95%

No mês de novembro, pelo menos um grupo (Alimentação) apresentou crescimento negativo. Ainda que pouco, todos os demais se elevaram
No mês de novembro, pelo menos um grupo (Alimentação) apresentou crescimento negativo. Ainda que pouco, todos os demais se elevaram

O Laboratório de Práticas Econômicas (Lape), do Curso de Economia da Unifra (confira, ao final desta nota, toda a equipe), divulgou hoje mais uma edição do Boletim do Índice do Custo de Vida em Santa Maria. A inflação, no mês passado, variou 0,12%, um índice menor que em outubro (0,16%) e em setembro (0,23%).

Contando-se os 11 meses deste ano, tem-se uma inflação acumulada de 7,88%. Contados 12 meses, alcança-se 8,95% de crescimento dos preços médios dos cerca de mil itens em bens e serviços, distribuídos nos nove grupos em que se divide o Índice.

Para saber mais, confira um trecho do Boletim do ICVCSM, relativo a novembro:

“A inflação no município de Santa Maria, calcu­lada pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), vinculado ao curso de Ciências Econômicas da UNIFRA, alcançou a variação de +0,12% em novembro, ante +0,16% de outubro e +0,23% de setembro. Este resul­tado, foi motivado pela deflação na grande maioria dos itens que compõem o grupo alimentação. As principais altas foram verificadas no ar-condicionado, ventila­dores, chinelos e na energia. No acumulado de 2016, o Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), chegou a +7,88% e nos últimos 12 meses + 8,95%.

Após ter subido +2,17% em outubro, o grupo Comunicação arrefeceu no mês de novembro. A va­riação de +0,66% se deveu praticamente as alterações de preços no preço dos aparelhos celulares (+6,0%), ao passo que os demais preços e serviços pesquisa­dos no grupo permaneceram, praticamente, estáveis.

O grupo Vestuário contribuiu positivamente em +0,63%. O comportamento altista dos preços foi verificado em itens ligados à nova estação do ano (ve­rão). As subas foram: chinelos (+11,2%), roupa intima feminina (+11,2%) e blusa feminina (+9,9%). Dentre as quedas destaca-se bolsa e carteira feminina (-22,7%).

O grupo Saúde e Cuidados Pessoais apre­sentou uma elevação nos preços ao consumidor de +0,63% no mês de novembro. Colaboraram para esta inflação os preços dos remédios analgésicos e an­titérmicos (+12,8%), sabonetes (+7,1%) e remédios para pressão (+7,1%). Por outro lado, alguns itens do grupo apresentaram redução de seus preços, dentre eles os remédios anti-helmínticos (-6,9%), antigripais e antitussígenos (-2,7%) e os produtos de limpeza de pele (-1,8%). Neste mês, diferentemente do mesmo…”

CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO CUSTO DE VIDA DE SANTA MARIA.

OBSERVAÇÃO: Confira quem faz acontecer, no Boletim do ICVSM

Equipe técnica

Professores: Mateus Sangoi Frozza, Rafael Pentiado Poerschke, Fábio Nascimento, Taize Lopes e Leandro Ribeiro Fontoura.

Acadêmicos: Francine May, Franciele de Moro Stefanno, Ronaldo Manfio, Ingridy Guedes de Vargas, Tarik Aziz Salameh Rabay, Heider Fernando Carnhieleto, Denise Aparecida Campaiolo, Clariana Bevilacqua Ferreira e Lauriane Rosa Flôres Friedrich.

Secretária: Joziane Rizzetti Coradini

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo