PREÇOS. Inflação na cidade cresceu menos no mês passado: 0,12%. E nos últimos 12 meses? 8,95%
O Laboratório de Práticas Econômicas (Lape), do Curso de Economia da Unifra (confira, ao final desta nota, toda a equipe), divulgou hoje mais uma edição do Boletim do Índice do Custo de Vida em Santa Maria. A inflação, no mês passado, variou 0,12%, um índice menor que em outubro (0,16%) e em setembro (0,23%).
Contando-se os 11 meses deste ano, tem-se uma inflação acumulada de 7,88%. Contados 12 meses, alcança-se 8,95% de crescimento dos preços médios dos cerca de mil itens em bens e serviços, distribuídos nos nove grupos em que se divide o Índice.
Para saber mais, confira um trecho do Boletim do ICVCSM, relativo a novembro:
“A inflação no município de Santa Maria, calculada pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), vinculado ao curso de Ciências Econômicas da UNIFRA, alcançou a variação de +0,12% em novembro, ante +0,16% de outubro e +0,23% de setembro. Este resultado, foi motivado pela deflação na grande maioria dos itens que compõem o grupo alimentação. As principais altas foram verificadas no ar-condicionado, ventiladores, chinelos e na energia. No acumulado de 2016, o Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), chegou a +7,88% e nos últimos 12 meses + 8,95%.
Após ter subido +2,17% em outubro, o grupo Comunicação arrefeceu no mês de novembro. A variação de +0,66% se deveu praticamente as alterações de preços no preço dos aparelhos celulares (+6,0%), ao passo que os demais preços e serviços pesquisados no grupo permaneceram, praticamente, estáveis.
O grupo Vestuário contribuiu positivamente em +0,63%. O comportamento altista dos preços foi verificado em itens ligados à nova estação do ano (verão). As subas foram: chinelos (+11,2%), roupa intima feminina (+11,2%) e blusa feminina (+9,9%). Dentre as quedas destaca-se bolsa e carteira feminina (-22,7%).
O grupo Saúde e Cuidados Pessoais apresentou uma elevação nos preços ao consumidor de +0,63% no mês de novembro. Colaboraram para esta inflação os preços dos remédios analgésicos e antitérmicos (+12,8%), sabonetes (+7,1%) e remédios para pressão (+7,1%). Por outro lado, alguns itens do grupo apresentaram redução de seus preços, dentre eles os remédios anti-helmínticos (-6,9%), antigripais e antitussígenos (-2,7%) e os produtos de limpeza de pele (-1,8%). Neste mês, diferentemente do mesmo…”
CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO CUSTO DE VIDA DE SANTA MARIA.
OBSERVAÇÃO: Confira quem faz acontecer, no Boletim do ICVSM
Equipe técnica
Professores: Mateus Sangoi Frozza, Rafael Pentiado Poerschke, Fábio Nascimento, Taize Lopes e Leandro Ribeiro Fontoura.
Acadêmicos: Francine May, Franciele de Moro Stefanno, Ronaldo Manfio, Ingridy Guedes de Vargas, Tarik Aziz Salameh Rabay, Heider Fernando Carnhieleto, Denise Aparecida Campaiolo, Clariana Bevilacqua Ferreira e Lauriane Rosa Flôres Friedrich.
Secretária: Joziane Rizzetti Coradini
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.