POR MAIQUEL ROSAURO
A Rua Venâncio Aires, apenas entre janeiro e novembro de 2016, gerou 1.136 multas – campeã em infrações. No mesmo período, foram lavradas mais de 16 mil autuações em vias de Santa Maria. Confira os detalhes na matéria de Maurício Araújo, da Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria:
Fiscais de Trânsito lavraram 16 mil autuações entre janeiro e novembro de 2016
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da fiscalização da Coordenadoria de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou 16.257 autuações entre janeiro e novembro de 2016. Do total, 8,3 mil foram lavradas pelos fiscais da Coordenadoria. Já as outras 7,9 mil foram feitas pelos fiscais da Zona Azul.
O “Estacionamento Regulamentado” – em desacordo com as condições determinadas especificamente pela sinalização – teve a maior incidência na cidade. Conforme levantamento da Prefeitura, foram 1.904 autuações entre janeiro e novembro. Em segundo lugar nas infrações mais cometidas pelos motoristas santa-marienses, está o descumprimento do artigo 181, inciso XIX, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o qual determina que é “Proibido Parar e Estacionar”. Esta infração gerou, no mesmo período, 1.599 notificações.
As ruas e avenidas que mais têm registros de infrações ficam na Região Central de Santa Maria. A maior incidência de irregularidade no trânsito foi verificada na Rua Venâncio Aires. Foram mais de 1,1 mil infrações em 11 meses. A José Bonifácio foi a segunda rua onde os fiscais mais autuaram os veículos no ano passado, seguida da Avenida Presidente Vargas e da Rua Marechal Floriano Peixoto. Confira abaixo:
Total de infrações registradas de janeiro a novembro de 2016
Autuações lavradas pelos fiscais da Coordenadoria de trânsito – 8.313 multas
Autuações lavradas pelos fiscais do Talonário Eletrônico (zona azul) – 7.944 multas
Estatísticas das infrações de maior incidência de janeiro a novembro de 2016
Estacionamento regulamentado (Artigo 181, XVII) – 1.904 multas
Proibido parar e estacionar (Artigo 181, XIX) – 1.599 multas
Estacionar em locais e horários proibidos pela sinalização (Artigo 181, XVIII) – 827 multas
Conduzir o veículo utilizando-se de telefone celular (Artigo 252, VI) – 587 multas
Estatísticas dos locais de maior incidência de infrações de janeiro a novembro de 2016
Rua Venâncio Aires – 1.136 multas
Rua José Bonifácio – 1.088 multas
Avenida Presidente Vargas – 564 multas
Rua Marechal Floriano Peixoto – 535 multas
Fiscalização aparentemente concentrada no centro. Resto da cidade é terra de ninguém. Se colocassem cameras nas sinaleiras da cidade seria uma festa.