DestaqueSegurança

FEDERAL. Santa Maria pode pleitear novo presídio

POR MAIQUEL ROSAURO

O presidente Michel Temer anunciou na segunda-feira (9) que o Rio Grande do Sul irá ganhar um novo presídio federal. Conforme o repórter Raul Pujol, do jornal A Razão, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) pretende realizar um estudo de viabilidade para receber o empreendimento. Confira:

Santa Maria pode entrar na briga para receber Presídio Federal

O presidente Temer anunciou a construção do presídio para o governador Sartori. Foto: Divulgação

O anúncio da intenção do presidente Michel Temer de construir um presídio federal no Rio Grande do Sul, comunicado na segunda-feira ao governador José Ivo Sartori, repercutiu em Santa Maria. De acordo com o secretário estadual da Segurança, Cezar Schirmer, por enquanto, seis municípios demonstraram interesse oficial em receber o estabelecimento prisional. O prefeito Jorge Pozzobom não descarta entrar na disputa.

“Um município do porte de Santa Maria e que vem sofrendo com o aumento dos índices de criminalidade não pode fechar as portas para um empreendimento dessa natureza e desse porte. Vamos realizar um estudo de viabilidade detalhado sobre a possibilidade de construção de um Presídio Federal na nossa cidade”, afirmou.

Um dos atrativos para os prefeitos interessados é o impacto que o presídio geraria na economia local, já que a estimativa é de que estabelecimento prisional teria que ter pelo menos 400 servidores federais. Um dos pré-requisitos exigidos pelo é que o município disponha de uma área de no mínimo 25 hectares e esteja localizado próximo de rodovias federais e de um aeroporto.

Schirmer não informou quais seriam os municípios interessados e ressaltou que a escolha será realizada a partir de critérios técnicos. “A construção do presídio no Estado é uma grande conquista do povo gaúcho. Então, já estamos analisando as propostas enviadas pelos prefeitos interessados. Ela será destinada para presos de alta periculosidade. Atualmente, apenas quatro presos gaúchos estão neste tipo de presídio”, disse.

A penitenciária deve ser construída aos moldes das instalações federais já existentes no Brasil, com capacidade para 208 presos e será. A obra deverá custar entre R$ 40 e R$ 45 milhões.

CLIQUE AQUI e leia a matéria na integra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Idéias de jerico que assolam a cidade. Primeiro o mais do mesmo: achar que o desenvolvimento da urb tem que ser atrelado ao salário de funcionários públicos. Segundo, o “é tudo de bom”, não existe desvantagem nenhuma. Terceiro: por conta de parte dos salários de 400 servidores (provavelmente o número real é menor do que isto) irão colocar a cidade no mapa do crime organizado nacional e internacional.
    A cereja do bolo é a seguinte: se Schirmer está dizendo que é uma grande conquista do povo gaúcho, obviamente não é.
    Aí vem a velha contradita: todo mundo quer mais gente presa, mas ninguém quer um presídio por perto. Para estes “gênios” é possível lembrar que Santa Maria já tem um presídio regional. E que a confusão por lá não é questão de “se”, é questão de “quando”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo