Artigos

O legado de Darcy Ribeiro – por Daniel Arruda Coronel

No dia 17 de fevereiro completam-se 20 anos do falecimento do professor, antropólogo e político Darcy Ribeiro, o qual foi um dos maiores pensadores e intelectuais brasileiros.

Darcy foi um intelectual que aliou a teoria, a prática e a militância política, sendo que em suas obras observa-se uma forte preocupação com questões como o atraso econômico e social do Brasil, as raízes da formação étnica e cultural do povo brasileiro. O que é fundamental para entendermos com acuidade o sentido de nação e um dos temas centrais em sua obra é a questão indígena, ou seja, buscar compreender a cultura, os valores e a mística do indígena, que foi praticamente dizimado por não aceitar se submeter aos valores e às égides do colonizador português, o qual não respeitou sua práxis e seu sentido de liberdade.

Darcy Ribeiro, após um período de exílio – pois era considerado muito subversivo aos olhos do sistema político implantado no Brasil, de 1964 a 1985, que lamentavelmente tentou expurgar e varrer do país quem se levantasse contra o autoritarismo e o populismo -,  colocou  em prática várias ideias visando a emancipação do povo brasileiro, tais como: a construção dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS), os quais visavam educação em tempo integral e com qualidade, principalmente nas regiões mais vulneráveis, buscando com isso afastar as crianças e os jovens das ruas, dando-lhes a oportunidade de terem uma formação digna e humanista. Além disso, prestou a maior homenagem à cultura autóctone brasileira, com a criação do sambódromo, que também é utilizado como sala de aula nos demais meses do ano.

Nos últimos anos de sua vida dedicou-se à Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e ao término de seu livro, o Povo Brasileiro, o qual deveria ser leitura obrigatória para todos que quisessem entender melhor as raízes da formação do povo brasileiro, bem como do sentido de nação, em um país com dimensão continental e com várias assimetrias entre as matizes culturais das regiões e dos estados brasileiros.

Infelizmente, passados 20 anos de seu falecimento, muitas de suas ideias ainda não foram colocadas em prática, e o resultado disso é um aumento da violência, da miséria, da fome e da não emancipação completa do povo brasileiro. Oxalá os nossos governantes coloquem em prática vários dos ensinamentos e do legado do professor Darcy Ribeiro, pois certamente teremos uma educação de qualidade, com oportunidades para os setores mais vulneráveis da população brasileira e com o resgate dos valores étnicos e culturais que muitas a sociedade está deixando de lado para tentar incorporar os valores de outras culturas, nos moldes do que Nelson Rodrigues cunhou como o complexo de vira-latas, ou seja: o que vem de fora é melhor.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo