CIDADE. Núcleo de Prevenção de Desastres define as primeiras ações para evitar e enfrentar alagamentos
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2017/03/prefeitura-risco-a.jpg)
Por THASSIANI PORTO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Buscando dar resolutividade aos problemas dos alagamentos decorrentes da chuva, na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin participaram da primeira reunião de trabalho do Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres do Município. Coordenado pelo vice-prefeito Sergio Cechin, o núcleo é composto pelo Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, e Ação Social, Defesa Civil, Guarda Municipal, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) e Corsan.
O prefeito Jorge Pozzobom disse que o objetivo principal para formação do núcleo é a prevenção. De acordo com o Chefe do Executivo, as situações de risco, salvo raras exceções, devem ser prevenidas antes que aconteçam.
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2017/03/prefeitura-risco-b.jpg)
“O episódio que vivemos no final de semana foi o primeiro de nossa gestão, porém, estávamos mobilizados desde sexta-feira para dar suporte aos moradores. Nós devemos, e vamos, enfrentar essa situação. Não podemos deixar que essas pessoas continuem passando por isso” enfatizou o prefeito Pozzobom.
Segundo o vice-prefeito e coordenador do Núcleo, Sergio Cechin, em outras épocas não era constatado tantos alagamentos como agora. “Hoje basta uma chuva e já encontramos situações calamitosas em Santa Maria. Queremos evitar que esses alagamentos continuem a acontecer” declarou o vice-prefeito.
Em um levantamento prévio, já realizado pelo grupo, foi possível constatar as principais causas dos alagamentos no Município: assoreamento dos arroios, entupimento dos bueiros, falta de vazão para escoamento da água e descarte inadequado do lixo.
Para solucionar esses problemas estão sendo analisadas de forma que as secretarias envolvidas podem atuar para resolução destes problemas. O Poder Executivo também irá buscar parcerias com Exército, Bombeiros, DNIT, DAER e Governo do Estado para que sejam feitas ações definitivas nos locais mais atingidos.
“A Prefeitura está se esforçando, nossos servidores já estão fazendo, e irão fazer ainda mais, pelos nossos munícipes. A Defesa Civil agora conta com o suporte das demais secretarias para mapearmos com mais precisão nossas áreas de risco e para um melhor atendimento à nossa comunidade” explicou o vice-prefeito Sergio Cechin.
AS PRIMEIRAS AÇÕES
O Núcleo de Avaliação e Prevenção de Desastres está atuando desde domingo e as ações seguiram ao longo da semana. Nesta quarta-feira (15), o vice-prefeito Sergio Cechin esteve junto a Defesa Civil realizando uma vistoria no bairro Chácara das Flores e na Avenida Borges de Medeiros, onde já foram constatados alguns problemas.
Nos próximos dias será realizada uma nova vistoria no Bairro Passo das Tropas, em uma área que foi apontada pelos moradores como um dos pontos principais dos alagamentos. Além disso, o vice-prefeito e coordenador do Núcleo irá se reunir com DAER e DNIT para que possam ser buscadas soluções conjuntas.
O Instituto de Planejamento e a Defesa Civil irão realizar um novo mapeamento nas regiões da cidade para atualizar as áreas de risco do município. Na próxima quinta-feira o núcleo se reúne novamente para fazer um levantamento do que foi realizado ao longo da semana e planejar as próximas intervenções.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Deve ter sido engraçado tirar aquela foto. “- Agora todo mundo aponta para o mesmo lugar do mapa para tirarmos uma foto.”