CIDADE. Prefeitura anuncia já possuir o cronograma para realizar a licitação do Transporte Coletivo de SM

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto da AIPM/Arquivo), Especial para o Site
A licitação do transporte público está na mira da Administração Municipal. A Prefeitura de Santa Maria já possui um cronograma que estipula os prazos do processo. A expectativa é de que a licitação seja concluída em 2019.
Em 2010, durante o governo Schirmer (PMDB), o Executivo renovou por dez anos (até janeiro de 2020) o contrato com as cinco empresas que prestam o serviço. Porém, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou, em junho do ano passado, que o Executivo realizasse a licitação.
Conforme o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, o engenheiro civil e futuro superintendente de Captação de Recursos, Marcelo Fontinelli Rosses, será um dos principais responsáveis pelo processo.
“Temos um cronograma que o Rosses tinha elaborado no passado. Já olhamos e vamos debater. As próprias empresas têm essa consciência. Nós vamos trabalhar com transparência, pois sabemos que este processo precisa ser feito”, explica Cortez.
O chefe da Casa Civil argumenta que a Administração Municipal está empenhada em trazer melhorias para o setor. Ele cita como exemplo a seção Transporte Transparente, no site da Prefeitura, onde foi detalhada a forma como é composto o valor da tarifa.
Outro exemplo foi o reajuste da tarifa condicionado a exigências de melhorias nos serviços. Para aumentar o valor do transporte coletivo de R$ 3,30 para R$ 3,60, na semana passada, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) exigiu, por exemplo, que as empresas providenciem o pré-cadastramento de estudantes pela internet a fim de diminuir as longas filas que se formam para a aquisição de passagens.
No futuro, Cortez adianta que será analisada a compra de passagens online. O objetivo é possibilitar o pagamento com cartão de crédito e débito, ou por boleto bancário.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.