CIDADE. Prefeitura “tomba” o Altar Monumento da Basílica da Medianeira: patrimônio histórico e cultural
Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Um dos cartões postais e palco de diversos eventos de cunho religioso e social de Santa Maria, o Altar Monumento do Santuário Basílica da Medianeira foi tombado pela Prefeitura Municipal como patrimônio histórico e cultural da cidade. Na tarde desta quinta-feira (25), o prefeito Jorge Pozzobom entregou o decreto, confirmando o tombamento, ao arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert.
Ao receber o documento, o religioso ressaltou a importância de tombar o Altar Monumento para que a Arquidiocese consiga, junto ao Ministério da Cultura, buscar recursos para a reforma da estrutura. Dom Hélio, acompanhado dos assessores Gustavo dos Santos e Alexandre Zamboni, agradeceu a agilidade da Administração Municipal em tombar o altar e relembrou o longo processo que a Arquidiocese percorreu, nos últimos três anos, para conseguir o documento.
“É um cartão postal do Município e fica em um dos principais parques da cidade, principalmente dos que estão no Centro. Agora, finalmente, conseguiremos dar continuidade para buscar recursos e reformar a estrutura”, contou Dom Hélio.
O prefeito Jorge Pozzobom ressaltou a importância do espaço no qual o Altar Monumento está inserido e destacou as atividades que lá foram desenvolvidas neste primeiros meses de governo, como o Dia do Acolhimento e a celebração de 159 anos do Município – celebrado no último dia 17 de maio.
O chefe da Casa Civil e secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Guilherme Cortez, completou a fala do prefeito, lembrando que o Parque da Medianeira fomenta o turismo religioso em Santa Maria.
“Com a revitalização projetada, o Altar Monumento, além de fomentar o turismo religioso irá embelezar ainda mais este espaço, que é de grande importância para a cidade”, finalizou Cortez.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.