O pior momento do governo Pozzobom – por Maiquel Rosauro
O governo Pozzobom vive o seu pior momento. E quem afirma não sou eu, mas sim o líder da bancada do PSDB na Câmara, o vereador Juliano Soares, o Juba, que fez a declaração na tribuna na tarde dessa terça (13). Mas ao mesmo tempo em que a situação está feia para os lados do Centro Administrativo, existe a certeza de que o governo vai dar a volta por cima. Resta saber quais serão as consequências que esta crise outonal vai provocar.
Uma coisa eu aprendi cobrindo as sessões da Câmara nos últimos meses. Quando quero saber a posição da Prefeitura em um assunto polêmico, preciso ficar até o final do Grande Expediente e ouvir o que o Juba tem a falar. O parlamentar tem livre acesso ao governo e é o principal defensor de Pozzobom na Casa do Povo. Em várias sessões já vi Juba rebater, com calma e elegância, item por item levantados pela oposição.
Mas quando nem Juba consegue defender o governo, é sinal que algo está errado, sobretudo, quando ele mesmo afirma que a Administração vive seu pior momento.
Na quinta (8) fiquei quase quatro horas na Casa acompanhando o surgimento de uma CPI inflamada pelo próprio governo municipal. Agora, vejo o experiente secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, criar uma rusga com todos os 21 vereadores ao mesmo tempo.
E se existe uma área em que a Prefeitura não pode arranjar desculpas pelos problemas é o Desenvolvimento Rural. Menna Barreto está à frente da pasta há mais de oito anos. Na teoria e na prática, ele sabe todos os caminhos para resolver qualquer entrave e, tenho certeza, prever problemas sazonais.
Mas então, como pode o governo municipal ter entrado quase que sozinho em um momento tão ruim? Difícil explicar, mas com certeza a culpa não é apenas da chuva.
O pior momento, reversão???… O Pozzobom é do PSDB… e, em uma cidade que tem como força motriz a educação e saúde, ele e seu partido congelaram os investimentos em 20 anos – o futuro cobrará seu preço, saiba disso prefeito (em letra minúscula mesmo) – O congelamento de salários dos servidores públicos e o aviltamento das aposentadorias também (se o PSDB junto com os aliados do Governo Temer conseguirem emplacar a Reforma da Previdência) – Santa Maria tem seu maior suporte econômico no setor público – UFSM, Exército, e todo estamento federal – A Terceirização sem limites e a precarização da Legislação Trabalhista, também podem, e devem ser debitadas a ele Pozzobom e a seu partido PSDB. A cobrança virá… E, por fim, a ruptura democrática e o apoio ao corrupto governo Temer, até mesmo agora, depois de tantas provas…também é de lhe ser oposto. A crise econômica brasileira, logo se fará ver de forma aguda em Santa Maria, justamente porque é uma cidade que depende de seu setor estatal, que esta sendo destruído pela ideologia do prefeito, que prega o estado minimo… quem viver verá…