Estado

GOVERNO DILMA. Os gaúchos citados como ministeriáveis? Dois são de Santa Maria

São bastante fortes os indícios de que, a qualquer momento, a presidente eleita Dilma Rousseff anuncie (se é que ainda não fez, até este instante) os primeiros nomes de seu governo. Mas isso só acontecerá, se for o caso, com os integrantes da equipe econômica, a começar pelo ministro da Fazenda – provavelmente o atual, Guido Mantega.

Todo o restante do ministério, é o que indicam as manifestações oriundas dos mais próximos a Dilma, será anunciado mesmo é em meados de dezembro, até 15 dias antes da posse. E aí, quais os gaúchos que têm chances de emplacar uma vaga na Esplanada? Há pelo menos dois santa-marienses especulados. Os já ministros Nelson Jobim (Defesa) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário). E nos mesmos postos, em princípios.

Mas, e os demais? Quem trata mais abrangentemente desse assunto, inclusive ouvindo as variadas fontes petistas e até peemedebistas, é o jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Felipe Prestes. Acompanhe:

Oito gaúchos estão cotados para compor o ministério de Dilma

A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) promete anunciar a composição de seu ministério até o dia 15 de dezembro. Nesta semana, a petista começa a montar, junto com a equipe de transição, o quebra-cabeça que envolve os pleitos de cada partido da base aliada e os critérios técnicos para a escolha dos nomes. Oito gaúchos estão cotados para compor o primeiro escalão. Três deles fazem parte do governo Lula e podem permanecer: o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o presidente da Petrobras Biocombustíveis, Miguel Rossetto, ambos do PT; e o ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB).

Também circulam nos bastidores os nomes dos deputados federais Mendes Ribeiro Filho (PMDB), Maria do Rosário (PT), Manuela D’Ávila (PCdoB) e do ex-governador Olívio Dutra (PT). Os quatro negam estarem pleiteando o posto de ministro. O deputado federal Beto Albuquerque (PSB) vai na direção oposta: garante que está lutando por um lugar no ministério.

Convidado por Tarso Genro para ocupar a Secretaria de Infraestrutura do RS, o socialista afirma que, ainda antes do convite, já pleiteava um ministério em um provável governo Dilma. Ele esclarece também que vai buscar este espaço dentro das instâncias partidárias do PSB, não em interlocução direta com integrantes da transição. “Quando o Tarso me convidou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Boa noite, pelo que tenho lido na imprensa Nacional,na Mídia como dizem a cumpanherada, risos, o PMDB está apreensivo, digamos meio temeroso, existem sussurros em BsB que o Santamariense Dr. Jobim não emplacará novamente o Ministério da Defesa. PMDB já chiou forte, vamos aguardar para ver oque acontece. Particularmente não acredito que Ele deixe a Pasta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo