Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto/Arquivo), da Equipe do Site
As centrais sindicais realizam nesta sexta-feira (10) a terceira edição da Greve Geral. O movimento que visa protestar contra as reformas do governo Temer tem atos confirmados em Santa Maria.
Às 10h, haverá distribuição de panfletos no Centro. À tarde, a partir das 16h30min, um ato unificado com diversos sindicatos irá ocorrer na Praça Saldanha Marinho. No local, será utilizado um carro de som para discursos e, por volta das 17h30min, está prevista uma marcha pelas rurais centrais.
Um dos principais alvos da manifestação é a Reforma Trabalhista, que entrará em vigor sábado (11). Porém, também haverá há outras demandas na pauta.
“Vamos protestar contra a Reforma da Previdência, trabalho escravo, Lei da Terceirização e também pela educação, como as lutas efervescente do CPERS, técnico-administrativo em educação (TAEs) e docentes da UFSM”, explica o dirigente da CUT Regional Centro, Eloiz Guimarães.
A última edição da Greve Geral ocorreu em 30 de junho. O primeiro ato, que recebeu um grande quantidade de participantes, ocorreu em 28 de abril.
Passei no Calçadão. A maioria em grupos de três conversando entre si sobre a prova de ontem e o festerê da noite, não dando a mínima para a senhora que gritava no microfone. O que ela dizia? Nada de novo, mas vale a pena comentar por alguns detalhes …. Ouvi pouco, pois não levei meu ansiolítico… k k k … Foi mais ou menos assim…. “Nós devemos lutar, mas estamos na luta por vocês, todos os brasileiros”… k k k .. Pena que os desempregados não estavam lá… Lá pelas tantas vem o tal de … “precisamos proteger NOSSO patrimônio, .. o pré-sal… querem vender”… Não sei por que o “NOSSO patrimônio” pareceu bem encaixado no sentido literal.