Foi ontem à noitinha, no auditório Sérgio Pires, no campus. Um debate promovido pelo Diretório Central de Estudantes da UFSM tratou da proposta de Estatuinte para a instituição, uma idéia das entidades que representam os segmentos que compõem a Universidade.

Entre os presentes, representantes da Seção Sindical dos Docentes, de cuja assessoria de imprensa é o material que publico a seguir. O texto e a foto são de Fritz R. Nunes. Acompanhe:
“SEDUFSM participa de seminário sobre estatuinte promovido pelo DCE
A Seção Sindical dos Docentes da UFSM esteve representada no evento “Quem dita as regras na UFSM”, no início da noite desta quinta, 25, no Auditório Sérgio Pires, campus da universidade. Estiveram presentes os professores Francisco Freitas e Clovis Guterres no debate convocado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE). O presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, não esteve por ter compromissos fora de Santa Maria. Contudo, o professor Francisco Freitas tem acompanhado as discussões recentes sobre a “Estatuinte”, enquanto Clovis Guterres é uma referência histórica no tema.
Em que pese a pequena participação de estudantes, admitido pelas próprias lideranças do DCE, o evento oportunizou um debate sobre o ponto principal que norteia a luta das três entidades – SEDUFSM, DCE e ASSUFSM, que é a convocação de uma Assembleia Estatuinte na instituição. O objetivo com isso é uma discussão ampla sobre a estrutura da universidade, que, segundo as entidades, hoje não é questionada, com os gestores propondo apenas alterações pontuais.
Para o professor Francisco Freitas, do departamento de Metodologia do Ensino, e que já presidiu a SEDUFSM de 1996 a 1998, as decisões tomadas pelos gestores da universidade não se preocupam com a comunidade acadêmica. “Quanto menos gente discutir as propostas, melhor”, destacou Freitas, interpretando a visão política da Administração. Já Clovis Guterres, que foi o primeiro presidente da SEDUFSM (1989) e integra o departamento de Fundamentos da Educação, considera que…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
@Freud explica
Não! A UFSM terceiriza o concerto de peneus.
@Saúl
A fonte pode ser a própria matéria publicada no site do Claudemir, que remete ao site da SEDUFSM, e que registra que o parecer de vistas do DCE foi rejeitado por 18 a 16, incluindo a sugestão de instalar a Estatuinte no próximo semestre. Entretanto, tramita uma solicitação das três entidades na UFSM e que deverá ser apreciada nas instâncias competentes, solicitando a convocação de uma Assembleia Estatuinte.
Fritz Nunes
Jornalista da SEDUFSM
@Baxinho da Borracharia
O sr. é cargo de confiança do reitor Felipe?
Esse baixinho eh um gozador, risos. Segundo notícias de hoje à tarde por fontes bem informadas dão conta que a Estatuinte dançou por dois votos a mais a favor da turma conservadora. Eu avisei o pessoal que seria quase impossível passar a nossa proposta.
Achei o lugar meio apertado prá tanta gente.