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CULTURA. Lançada a “Feira do Livro” edição número 45. Campanha publicitária destaca o poder da leitura

Cerimônia ocorreu na noite passada reunindo autoridades, patrono, professora homenageada, imprensa e convidados. Evento inicia dia 28

Por ANA BITTENCOURT (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Feira do Livro de Santa Maria, edição de número 45, a ser realizada de 28 de abril a 13 de maio, está oficialmente nas ruas. Na noite de segunda-feira (16), foi realizado o lançamento do evento e a apresentação da campanha publicitária da Feira, elaborada por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN). Participaram do ato, realizado no Monet Plaza Shopping, autoridades, homenageados, professores, patronos de edições anteriores, expositores, livreiros e imprensa. Antes dos pronunciamentos, o Coral de Trombones e Tubas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou uma intervenção artística.

A cerimônia apresentou uma breve retrospectiva da Feira do Livro de Santa Maria, desde sua criação por um grupo de universitários, em 26 de maio de 1962, passando por sua oficialização com a Lei Municipal nº 1133/1963; a criação da Câmara do Livro de Santa Maria, em 1995; a parceria com a Prefeitura, a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), o SESI e o SESC, contemplada com o apoio da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) e da Unifra, atual Universidade Franciscana (UFN); até os dias atuais.

O prefeito Jorge Pozzobom destacou o trabalho incansável da Comissão Organizadora e enfatizou que o Governo dedica apoio integral para que a Feira do Livro de Santa Maria tenha êxito. Pozzobom também enalteceu os homenageados da 45ª edição: o patrono Valter Noal, a professora Maribel Dal Bem e o homenageado póstumo, Felippe D’Oliveira.

“É uma determinação nossa para que todas as secretarias se envolvam com a Feira do Livro, colaborando da melhor forma possível para que ela aconteça. E o slogan desta edição – Há 45 anos mudando realidades – tem tudo a ver com o que eu desejo para Santa Maria. Que a gente possa amar nossa cidade, cuidá-la e fortalecer cada vez mais nossa sensação de pertencimento e amor”, afirmou o chefe do Executivo.

Em seu pronunciamento, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, citou 2018 como um ano especial para Santa Maria, elencando datas significativas, como por exemplo, os 160 anos de emancipação político-administrativa do Município; os 50 anos do título “Cidade Cultura”; os 80 anos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide; os 60 anos do Arquivo Histórico Municipal e os 25 anos do Museu de Arte de Santa Maria (MASM).

“E, além disso, a nossa querida Feira do Livro está fazendo 45 anos. Que momento especial estamos vivendo! É um espaço que, além de promover a valorização do livro e da leitura no imaginário popular, promove diversas atividades culturais envolvendo música, teatro, palestras e encontro com escritores. Isso faz da Feira do Livro um evento multicultural”, concluiu a secretária.

HOMENAGEADOS AGRADECEM À COMISSÃO ORGANIZADORA

Natural de Dilermando de Aguiar e graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, a professora homenageada da edição número 45 da Feira do Livro de Santa Maria, Maribel Dal Bem, dedicou o título a todos que fazem com que a prática da leitura aconteça, em especial, aos alunos e às escolas por onde passou.

O patrono da Feira do Livro 2018, Valter Antonio Noal Filho, natural de Santa Maria e graduado em Comunicação Visual pela UFSM, é autor de diversas obras e pesquisa literatura de viagem sul-riograndense, além de ser pesquisador do passado santa-mariense, por meio da imprensa e da fotografia. Noal Filho lembra com carinho sua trajetória no evento literário, tanto como autor, quanto como visitante.

O homenageado póstumo desta edição, Felipe Daudt de Oliveira, ou Felippe D’Oliveira, como assinava suas obras, também foi lembrado durante a solenidade de lançamento da Feira do Livro 2018. Para reverenciar a memória do escritor, o ator Ricardo Paim, da Companhia Armazém Cultura e Entretenimento, recitou “Encruzamento de Linhas”, um dos poemas do livro “Lanterna Verde”, assinado pelo crítico musical, cronista e poeta de destaque no movimento literário dos anos 20 e 30 do século XX.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA DESTACA O PODER DA LEITURA

A campanha publicitária desta edição, assinada pelos alunos Ricardo Acosta, Pedro Fortes, Ludmila Almeida e Allan Groismann, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN) e coordenada pela professora Graziela Knoll, foi apresentada pela equipe.

Os acadêmicos produziram cartazes, marca páginas, jingle e um vídeo institucional. O chafariz, localizado na Praça Saldanha Marinho, espaço onde tradicionalmente a Feira do Livro é realizada, é destaque no selo da campanha. As demais peças trazem pontos turísticos e temas locais. O slogan desta edição é “Há 45 anos mudando realidades”, defendido pelos alunos como o poder da leitura em transformar, libertar e mudar as pessoas de dentro para fora. 

CAMPANHA COLETIVA BÔNUS LIVRO JÁ ESTÁ NO AR

Na ocasião também ocorreu o lançamento do projeto Bônus Livro. A iniciativa concede um crédito de R$ 2 e o valor é entregue a crianças de baixa renda que estudam em escolas públicas de Santa Maria. Com o dinheiro, os pequenos podem comprar títulos a sua escolha na Feira do Livro de Santa Maria (no período de 28 de abril a 13 de maio). Os “Bônus Livro” são distribuídos pela Secretaria de Município da Educação e pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) às crianças que vistam o evento. Para participar da campanha e fazer sua doação acesse este link

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