CIDADANIA. Aleitamento materno é celebrado no mundo inteiro. Na cidade são dois eventos marcados
Por MARIANA FONTANA (com arte de Divulgação), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
De quarta-feira (1º) até 08 de agosto comemora-se, em nível mundial, a Semana do Aleitamento Materno 2018. Para marcar a data no Município, dois eventos estão sendo promovidos pela Prefeitura de Santa Maria e outras instituições da cidade.
A primeira atividade ocorre no dia 15 de agosto, no Salão de Atos do Conjunto I da Universidade Franciscana (UFN). É o I Seminário Integrado de Aleitamento Materno – Alimentação é a Base da Vida. O evento será realizado das 8h às 17h e, além de palestras, mesa redonda e oficinas, também será realizada uma Mostra de Experiências de Equipes de Saúde.
Para participar da Mostra de Experiências, a equipe de Saúde deve inscrever um relato de atividade já realizada que tenha foco na promoção, proteção e apoio do aleitamento materno. Pode-se descrever experiência de situação de apoio a um caso, experiências de rotina de processos de trabalho implantados ou ações realizadas na comunidade, por exemplo.
Os relatos devem ser enviados para o e-mail [email protected] até o dia 07 de agosto. É necessário apresentar um título, breve relato da experiência, período em que a ação foi realizada, nome da equipe e integrantes, instituições e fotos. No dia do evento, a experiência será apresentada por meio de pôster.
Já as inscrições para o Seminário Integrado são gratuitas e podem ser feitas a partir desta segunda-feira (30) até o dia 13 de agosto, no site www.universidadefranciscana.edu.br, no link “Eventos”. Para o dia, estão previstas cinco oficinas: “A prática da hora de ouro”; “Prevenção e manejo de intercorrências mamárias”; “Técnica japonesa na ordenha mamaria”; “Aconselhamento em aleitamento materno”; e “Retorno ao trabalho e manutenção da amamentação”.
MAMAÇO SERÁ REALIZADO NO CDM
Outro evento que marcará o mês do aleitamento materno no Município é o “Mamaço”, que será realizado no dia 18 de agosto, no Centro Desportivo Municipal (CDM). A atividade inicia as 13h30min e se estende até as 16h. No local, além da ação que busca incentivar o aleitamento materno, também haverá sorteio de brindes, área de recreação e orientações com profissionais da Saúde.
“O aleitamento materno precisa ser incentivado e precisamos constituir uma rede de apoio no entorno da mulher, para que ela dê continuidade a este ato. A amamentação é, sim, um assunto bastante discutido, mas ele ainda é tabu e precisa ganhar ainda mais visibilidade”, destacou a coordenadora da Política de Saúde da Mulher e da Criança do Município, Fernanda Fettermann.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.