CidadaniaPrefeituraSaúde

CIDADANIA. Na Nova Santa Marta, integração; no Colégio Tiradentes, consciência e doação de sangue

Comunidade pôde conferir apresentações artísticas no evento  na Nova Santa Marta. E, no campo da Brigada (foto), a doação de sangue

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O sábado (18) de sol e calor foi um convite especial para atividades ao ar livre. Em Santa Maria, dois eventos reuniram a comunidade e ofereceram serviços sociais e de Saúde. Durante a manhã, quem compareceu ao campo da Brigada Militar, na Rua Pinto Bandeira, pôde acompanhar as atividades do “Dia da Conscientização e Doação de Sangue no Colégio Tiradentes”. Já à tarde, foi a comunidade da Região Oeste que se reuniu para o “6º Dia de Integração da Nova Santa Marta”. Ambos os eventos foram realizados com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Durante a manhã, o campo da Brigada Militar ganhou cores e músicas, durante o evento “Dia da Conscientização e Doação de Sangue no Colégio Tiradentes”, que tinha o objetivo de incentivar a doação de sangue no Município. Organizado pelo Colégio Tiradentes em parceria com o Hemocentro Regional de Santa Maria e com o apoio de equipes de Saúde da cidade, o evento ofereceu diversas ações sociais e de Saúde, como aferição de pressão e medição de glicose, pesagem de crianças e adultos, orientações de Saúde e de prevenção às drogas e apresentações artísticas. Um ônibus do Hemocentro foi instalado no local para a coleta de sangue. Mais de 50 pessoas fizeram a doação durante o evento.

Ainda, a equipe da Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais do Município, em parceria com a Residência Multiprofissional da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizou testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, além de ações de conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Ao todo, 18 pessoas realizaram os testes rápidos.

“Temos um papel importante de conscientizar a população sobre as ISTs e a importância da prevenção. Estamos buscando integrar as ações com as demais equipes de Saúde da cidade, para trabalhar esses assuntos com a comunidade”, explicou a coordenadora da Política HIV/Aids, IST’s e Hepatites Virais do Município, Daiane de Magalhães Tolentino.

SERVIÇOS SOCIAIS PARA A COMUNIDADE DA NOVA SANTA MARTA

Já na Região Oeste do Município, a tarde foi movimentada e cheia de atividades durante a realização do 6º Dia de Integração da Nova Santa Marta. Promovido pela Escola e Centro Social Marista Santa Marta, com apoio da Prefeitura de Santa Maria, o evento foi realizado nas dependências da escola.

O Dia de Integração faz parte do calendário municipal, através da Lei 6.010/2015. Quem compareceu ao evento pôde usufruir de diferentes serviços, como confecção do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), oficina de eletrônicos, inscrição no Cadastro Único do Município e no Bolsa Família, segunda via da Certidão de Nascimento e orientações referentes ao serviços e oficinas disponibilizadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste e pelo Conselho Tutelar da Região. Ainda, o Ônibus da Leitura do Município também foi disponibilizado ao evento. O evento contou ainda com oferta de massagem, verificação de pressão e ações odontálgicas, orientações sobre o Programa Jovem Aprendiz e sobre a TV Digital, brechó e venda de lanches. Apresentações artísticas da comunidade e os shows da Banda da 3ª Divisão de Exército e da Banda Alma Gaúcha animaram o público presente.

“Esse já é um evento tradicional na região, que tem o objetivo de integrar a comunidade, além de ser um espaço que possibilita às pessoas o acesso a serviços sociais e políticas públicas”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social do Município, Lorena dos Santos.

PARA LER A ÍNTEGRA, E AINDA CONFERIR VÁRIAS OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo