EstadoPolítica

FUTURO. Ainda na Casa Civil, Padilha reitera: para aderir ao Regime Fiscal, só com a venda do Banrisul

Ministro-chefe da Casa Civil do governo Temer, Eliseu Padilha reitera que, se quiser aderir a Regime Fiscal, Estado deve vender Banrisul

Do site do Correio do Povo, pela colunista TALINE OPPITZ, com foto de Reprodução

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (MDB), afirmou que o Rio Grande do Sul vai viver um dilema principal em 2019: aderir ou não ao Plano de Recuperação Fiscal. Segundo Padilha, caso o Executivo gaúcho defina que não há outro caminho para minimizar a crise financeira no curto prazo, que não a adesão, vai ter de abrir mão do Banrisul.

“Não há como garantir os ativos necessários ao governo federal sem o Banrisul. Todos com quem falo em Brasília têm este entendimento. Entre eles, o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (MDB), o atual, Eduardo Guardia, e Ana Paula Vescovi, secretária do Tesouro Nacional”, disse Padilha em entrevista para o programa Esfera Pública (da Rádio Guaíba).

A primeira referência do ministro nesse sentido ocorreu na Rádio Guaíba em 16 de novembro, gerando polêmica e ampla repercussão. O governador eleito, Eduardo Leite, (PSDB), que deixa claro ter como bandeiras prioritárias as privatizações, sustenta, apesar disso, que o Banrisul e a Corsan são intocáveis.

Estatais como a CEEE, CRM e Sulgás estão no alvo do tucano, que vai tentar derrubar na Assembleia a obrigatoriedade de realização de plebiscito para viabilizar as vendas das empresas. Leite precisa de 33 votos favoráveis em dois turnos para alterar a Constituição Estadual, que desde 2002 determina a necessidade de consulta popular.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo