Por FRITZ R. NUNES (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Em assembleia ocorrida na manhã desta quarta (24), no Auditório B1 (prédio 17, Geociências), no campus de Santa Maria, docentes deliberaram por manter-se em estado de ‘assembleia permanente’. A justificativa para isso é que a assembleia permanente possibilita a convocação de plenárias em curto espaço de tempo, sem a necessidade de ser cumprido prazo de no mínimo 48h e outros aspectos burocráticos.
Isso tudo em função do processo de mobilização para a construção de um Dia Nacional de Paralisação do Setor de Educação do país, que está sendo chamado para 15 de maio. Já a greve geral de todas as categorias, organizada pelas centrais sindicais brasileiras contra o projeto de reforma da previdência, deverá ficar para o mês de junho.
A partir da decisão tomada nesta quarta, já se apontou uma reconvocação de assembleia. Uma nova plenária irá ocorrer na próxima terça, 30 de abril, no turno de tarde. O local ainda está em aberto, mas poderá ser em um lonão (barraca) em frente ao prédio do Centro de Naturais e Exatas (CCNE), no campus sede, desde que essa estrutura seja viabilizada até a próxima terça.
Na pauta da reunião, o principal item será a deliberação sobre a paralisação em 15 de maio, iniciativa que está sendo tomada igualmente por outras entidades do setor de educação do país. Também deverá ser escolhida uma comissão local de mobilização, justamente para dar conta de tarefas que precisam ser efetivadas antes da data da greve de 24h.
Dessa comissão local deverá ser indicado um membro para integrar o comando nacional de mobilização do ANDES-SN. No final de semana de 4 e 5 de maio, o Sindicato Nacional dos Docentes realiza reunião dos setores (Federal, Estaduais e Municipais), em que a paralisação de 15 de maio deverá ser pautada.
Debate na Câmara e encontro com entidade de caminhoneiros
Outros temas que foram tocados na assembleia desta quarta se referem a propostas trazidas, por exemplo, na reunião entre diretoria e Conselho de Representantes da Sedufsm, na última segunda (22). Conforme aprovado no encontro, a Sedufsm deverá organizar um evento no plenário da Câmara de Vereadores pra tratar de temas como a reforma da previdência, em que será convidado…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Fosse eles parava hoje mesmo.