AssembleiaEstado

ASSEMBLEIA (2). Quatro em cada 10 deputados são novatos no Palácio Farroupilha

Como você leu na nota anterior, logo abaixo, começa nesta segunda-feira mais uma Legislatura. O parlamento gaúcho passa a funcionar a pleno, inclusive com a eleição de uma nova Mesa Diretora, fruto de amplo acordo entre as bancadas com assento na Assembleia.

Será um plenário renovado dentro da média histórica. De cada 10 parlamentares, quatro não pisaram por lá na condição de protagonistas. Inclusive os três representantes da região: José Francisco Gorski (PP), Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB). Eles estão no grupo de debutantes no parlamento gaúcho.

Para saber quais os outros, e também obter mais informações sobre a composição da Assembleia gaúcha, acompanhe material produzido pela Agência de Notícias do Legislativo. A reportagem é de Marinella Peruzzo e Vanessa Canciam. Confira:

Composição da 53ª Legislatura apresenta renovação de 40%

Dos 55 deputados eleitos que tomam posse nesta segunda-feira (31), 33 já são parlamentares da Casa. As demais 22 vagas da 53ª Legislatura (2011-2014) serão ocupadas por novos nomes, o que representa uma renovação de 40%, percentual igual ao registrado nas eleições de 2006. Destes novos integrantes, 17 são estreantes no Legislativo estadual, quatro foram reconduzidos ao cargo e um era suplente em 2006 e exerceu mandato durante a atual legislatura.

Comparativamente ao pleito anterior, o Legislativo gaúcho terá mais mulheres e mais jovens, além de uma presença marcante de novos parlamentares com uma herança política familiar.

Mulheres

Em 2006, quatro deputadas foram eleitas; agora, o número dobrou: são oito parlamentares. Dessas, metade vem em reeleição: Stela Farias (PT), Marisa Formolo (PT), Silvana Covatti (PP) e Zilá Breitenbach (PSDB). Miriam Marroni (PT) e Maria Helena Sartori (PMDB) já foram deputadas em legislaturas anteriores e estão de volta à Casa. As novidades na composição feminina ficam por conta de Ana Affonso (PT) e Juliana Brizola (PDT).

Também foi uma mulher – Silvana Covatti (PP) – quem alcançou o maior número de votos na eleição. Natural de Frederico Westphalen, a deputada se reelegeu com 85.604 votos (1,38%). Em segundo lugar ficou o deputado Marco Alba (PMDB), de Gravataí, com 82.269 votos (1,32%). O terceiro colocado foi Pedro Westphalen (PP), de Cruz Alta, que totalizou 72.910 votos (1,17%)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo