Destaque

REGIÃO. Lançado o Guia de Hortifrutigranjeiros e de Agroindústrias, que ajuda a aproximar campo e cidade

Na foto, representação da Prefeitura Municipal, da Universidade, dos Agricultores e dos Empresários. O tipo de união “ganha-ganha”

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Um projeto inovador e de extrema importância foi lançado na manhã desta segunda-feira (29). Em parceria com entidades e instituições de Ensino Superior, a Prefeitura de Santa Maria apresentou o Guia de Hortifrutigranjeiros e Agroindústrias da Região Centro, que consiste na aproximação entre produtores e estabelecimento do ramo alimentícios da cidade. O material reúne os nomes de produtores, endereços, contatos, produtos, serviços, fotos e locais de venda e será distribuído aos empresários do setor na cidade.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O GUIA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS

O lançamento do guia ocorreu durante a tarde, no Hotel Dom Rafael, no Bairro Cerrito, e contou com a presença de produtores e empresários. O prefeito Jorge Pozzobom e o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Marcelo Dalla Corte, participaram do evento, que promete fortalecer a relação entre a agricultura familiar e os mercados que comercializam hortifrútis, frutas e alimentos da agroindústria.

“Temos centenas de bares, restaurantes, mercados e demais estabelecimentos que poderão adquirir produtos de alta qualidade, fortalecendo a agricultura familiar e fomentando o desenvolvimento econômico do nosso município”, destacou Pozzobom.

O chefe do Executivo ainda lembrou que, atualmente, a Prefeitura adquire 40% dos produtos da agricultura familiar para as merendas escolares. A intenção é chegar a 50%.

Ainda, além da relação que se busca criar entre os fornecedores e empresários, o guia facilitará a compra de alimentos.

“Aos poucos, vamos ampliando o projeto. A ideia é disponibilizar o guia, também, online, para que todos tenham acesso. Certamente, o projeto vai contribuir, tanto com os empresários quanto com os agricultores”, destacou a coordenadora do projeto, professora Janaína Balk Brandão, do Departamento Educação Agrícola e Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e que também coordena a proposta.

Além da UFSM, o projeto foi construído em parceria com a Prefeitura de Santa Maria e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Agroalimentares Georreferenciadas (GIPAG/UFSM). A proposta ainda conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTURR), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Emater/RS e do Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol).

Ao final do lançamento, produtores e empresários já puderam se reunir e participar de imediato de uma rodada de negócios.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo