PolíticaSanta Maria

LÁ DO FUNDO. Filiações ilustres, a candidata do MDB, disputa empresarial, o governo e o edil, os tutelares…

Luciano Guerra, entre Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira, em visita à UFSM, no sábado: ungido pelo PT para concorrer à Prefeitura

Por CLAUDEMIR PEREIRA (com foto de Divulgação), Editor do Site

– Se alguém duvidava, agora não mais: os deputados Valdeci Oliveira e Paulo Pimenta são, sim, as grandes (e únicas de fato relevantes) lideranças no PT santa-mariense.

– O estadual bancou o nome de Luciano Zanini Guerra, o federal não obstou e pronto: dissidências (importantes, mas localizadas) a parte, o edil será o nome do partido para disputar a prefeitura.

– Não se sabe o pai, mas o fato é que, depois de Jeferson Cavalheiro, ex-candidato a prefeito e que transitava por PSOL e PSTU e virou petista, mais uma filiação inusitada na agremiação.

– Foi anunciada no sábado a chegada do ex-candidato a prefeito pelo PSOL e ex-candidato a vereador pelo PC do B, Tiago Aires.

– Aliás, é interessante e curiosa a trajetória político-ideológica desse militante bastante conhecido. Bem antanho, foi tucano. Mais adiante, chegou ao PSOL, até ir ao PC do B, e agora é do PT. Bueno…

– Que se acrescente: tanto no psolismo quanto no comunismo do B, afora as candidaturas, também ocupou postos de relevância. Do PC do B era o presidente até dois meses atrás, por exemplo.

– A propósito de filiações ilustres, o Progressistas (PP) também apresentou a sua. Neste domingo, ciceroneado por Sérgio Cechin, um subprefeito teve sua ficha abonada.

– No caso, Roger Carvalho, o responsável administrativo por  três distritos santa-marienses: Pains, Santa Flora e Passo do Verde.

– Que se diga: Sérgio Cechin, o vice-prefeito, já havia sido o padrinho de outra (re)filiação. No caso, a da ex-vereadora e ex-dirigente do PR, Anita Costa Beber, por sinal uma pepista histórica.

– Informação recebida pelo editor aponta para 80 pretendentes (foram os inscritos, ao menos, e ainda precisam ser confirmados) às vagas (são 15, no total) de Conselheiro Tutelar.

– A eleição, da qual a comunidade pode (e talvez deva) participar, acontece só em outubro. Imagina-se que seja possível, então, saber quem defende meeeesmo a infância. E ponto.

– Não se sabe exatamente por que, nem como, mas o fato é que já há quem afirme que a vereadora Luci Duartes voltou a ser do PDT oposicionista e não adesista.

– De todo modo, há sinais de que os pratos foram quebrados. Ao ponto de a edil voltar a um discurso (através de sua assessoria, pelo menos) claramente de brabeza com a Prefeitura.

– Aliás, e ainda na área parlamentar, sim, Vanderlei Araújo já é considerado um problema político para a Prefeitura. E não seria por suas viagens conjuntas com vereadores de oposição.

– Fonte do editor dá conta de que a questão fulcral seria administrativa, especialmente pelo afastamento de Cargos de Confiança indicados pelo edil do PP.

– De outra parte, não parece haver graaande preocupação com o fato de o MDB (ou parte dele) querer “tomar”o lugar do PP na aliança governista para 2020.

– Mais: a tendência seria, entendem articuladores do Centro Administrativo, uma candidatura própria do MDB. É isso ou a adesão “por gravidade” ou “por inércia” a Pozzobom no 1º e/ou no 2º turno.

– Por sinal, são claros os indícios, no MDB, se ao final a ideia vencedora for a da candidatura  própria, de que o nome a ser indicado é o da atual secretária de Cultura e edil Marta Zanella.

– Para fechar, uma da área empresarial. Existe a possibilidade de, após décadas (se é que algum dia aconteceu), a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de SM (Cacism) ter eleição com duas chapas.

– O pleito acontece só em outubro, mas a peleia nos bastidores é grande, com direito, inclusive, a busca de empresas para se associarem até semana passada, prazo final de inscrição para estar apto a votar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo