Vamos “festivar”
Por BIANCA ZASSO (*)
Está que vos escreve está mergulhada num mar de filmes. Os leitores mais assíduos dessa coluna devem pensar que isso não é nenhum novidade. Mas explico: estou em plena cobertura da 43° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e, na volta para casa, entro de cabeça no 13° Santa Maria Vídeo e Cinema, o nosso festival. Por isso, entre um filme e outro (nem todos bons, diga-se de passagem), venho fazer mais que um convite, mas um apelo: vá ao festival.
Mas vá de corpo e alma inteiros. Se o trabalho for pesado, passe em casa, tome um banho e vá para a praça. Leve cadeira ou sente no chão. Arte não exige conforto quando nos toca. Se organize com com os amigos e vá de turma para as sessões. Vote no filme que você mais gostou. Leve as histórias que você viu na tela para a mesa do bar e para a mesa de jantar. Converse sobre os filmes.
Festivais de cinema não interessam apenas a cinéfilos, críticos e realizadores, ainda mais um como o SMVC, que coloca sessões num dos pontos centrais da cidade, permitindo que do passante distraído ao estudante que participou como figurante em um curta, sentem lado a lado. Cinema une. E, se você se entregar, ele pode fazer com que você se encontre. Consigo mesmo e com os outros.
Vá “festivar”. Sozinho ou acompanhado, na folga ou no fim do dia. Só não vá achando que cinema feito na sua aldeia não vale a pena. De ideias pequenas esse nosso mundo já está cheio.
(*) BIANCA ZASSO, nascida em 1987, em Santa Maria, é jornalista e especialista em cinema pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Cinéfila desde a infância, começou a atuar na pesquisa em 2009. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis às quintas-feiras.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.