EDUCAÇÃO. Secretário manda mensagem de boas vindas aos estudantes da rede municipal
Depois de dois dias de seminário com professores (leia AQUI e AQUI), recomeçam nesta quarta-feira as aulas na rede municipal. Na véspera, o secretário de Educação, João Luiz de Oliveira Roth, produziu mensagem para os 21 mil alunos que integram a rede mantida pela comuna.
A propósito da mensagem, e mesmo a sua íntegra, acompanhe material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto (de apresentação) e a foto são de Maria Luiza Guerra. Confira:
“Volta às aulas: secretário de Educação manda mensagem de boas vindas aos 21 mil alunos da rede municipal
Nesta quarta-feira (23), estudantes da rede municipal de ensino farão com que a cidade, reconhecida pelos numerosos centros educacionais, volte a sua rotina habitual. Para o secretário de Município de Educação, João Luiz Roth, o primeiro dia de aula em Santa Maria é uma data de ajustes, apreensão e muita expectativa. “Apesar da tensão no primeiro dia dos alunos, a previsão é que tudo corra dentro do previsto, sem quaisquer problemas”, diz Roth. Ainda assim, se houver algum contratempo, o secretário coloca a Secretaria de Município de Educação(SMED) à disposição dos diretores, professores e pais (55-3222-3401).
A educação no município compreende o ensino infantil, fundamental e Ensino para Jovens e Adultos (EJA), e isso contabiliza mais de 21 mil estudantes, ministrados por cerca de 1.600 professores. Frente este quadro, a Prefeitura investiu e aplicou aproximadamente 2,6 milhões de reais na rede municipal. Roth também destaca que o sistema para confecção da merenda escolar continua sob gerência das próprias escolas.
Além de reformas e a construção de novos pavimentos em diversas escolas, a qualificação do sistema educacional passará pela entrega de equipamentos com objetivo de modernizar a sala de aula, um sonho da atual gestão. Entre as novidades, a SMED irá conferir, até o dia 12 de abril, através de um cronograma, 21 pracinhas, 5,6 mil abrigos e camisetas (uniformes padronizados) para alunos até do 6º ano, televisões LCD, data shows, computadores e máquinas fotográficas.”
“Mensagem do Secretário de Educação
Bem vindos professores, pais e alunos, que integram a rede municipal de educação, no início das atividades escolares de 2011. Este ano, estamos acolhendo mais de 20 mil alunos, abrangendo a educação infantil, o ensino fundamental, a EJA e o ensino técnico. Nosso grande desafio é garantir a todos o direito de aprender. Para isso, precisamos do comprometimento e envolvimento de todos na formação das crianças, adolescentes e adultos, a fim de proporcionar cidadania e felicidade. Este ano, nossos esforços estão direcionados para que a rede municipal de educação agregue valores, qualidade e dignidade. Estamos todos trabalhando para que a escola e a sala de aula tenham as condições de se estabelecer como um lugar de vida, um lugar atraente, um lugar em que as crianças se sintam bem e queiram ficar e para aprender. Temos de estimular que nossas crianças desenvolvam cada vez mais o sentimento de pertença. O que estamos propondo é construir juntos uma escola ainda mais democrática, marcada por relações pedagógicas de inclusão, de troca, de respeito e de estimulação. Para nós, não basta ensinar. Para nós, além de ensinar, nossa função será a de levar o aluno a aprender e resgatar o valor social da escola. Nosso desafio é o de mudar a lógica da construção do conhecimento, pois o processo de aprendizagem agora passa a ocupar toda a nossa vida. E nele sermos capazes de nos sentir gratificados. A felicidade na escola não é uma questão de opção metodológica ou ideológica, mas sim a sua condição essencial.
João Luiz de Oliveira Roth”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Quero só ver a reunião de segunda-feira do Genro com o pessoal do Cepers-sindicato. Garanto que só vão enrolar e enrolar,…querem apostar?
E o teu genro vai pagar o piso no estado?
mas sim a sua condição essencial e para isso pagaremos JÁ o piso nacional.