ARTIGO. Jorge Pozzobom, os bons resultados da educação municipal e Espaço Educar e Empreender
2º Espaço Educar e Empreender: compromisso com a Educação
Por JORGE POZZOBOM (*)
Não canso de dizer e repetir que governar é elencar prioridades. E a Educação é prioridade em meu Governo. Aliás, tenho dado exemplos concretos ao afirmar que, desde que assumi esta Administração, já foram chamados 437 professores. Que temos, no Coração do Rio Grande, oito escolas municipais, além de uma particular, fazendo parte do Programa de Escolas Associadas da Unesco (PEA-Unesco).
Que Santa Maria foi considerada a melhor cidade do Sul do Brasil e a 7ª no país com o melhor índice de Educação entre as chamadas cidades inteligentes e conectadas, de acordo com o ranking Connected Smart Cities. Que colocamos em funcionamento a EMEI Ivanise Jann de Jesus, no Loteamento Cipriano da Rocha, Bairro Pinheiro Machado, após cerca de 10 anos de entraves em relação à obra dessa escola. E que, logo, logo, vamos inaugurar mais uma instituição de Educação Infantil, a Escola Professora Glaci Corrêa da Silva, na Vila Brenner, Bairro Divina Providência. Ou seja, que a Educação é um investimento a médio e longo prazos e que está em primeiro lugar, sim, não só no discurso, mas, na prática.
E, nesta terça e quarta-feira, todos nós temos um encontro marcado com a Educação, no 2º Espaço Educar e Empreender, da Rede Municipal de Ensino. Mas, antes de falar sobre esse evento, que, pela segunda vez, ocorrerá no Park Hotel Morotin, quero, aqui, relembrar como tudo começou.
Em novembro de 2017, era realizada a 3ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade. Ainda no primeiro ano do meu Governo, conheci a iniciativa, que era realizada em dos ginásios do Centro Desportivo Municipal (CDM). Naquele ano, a Feira reuniu 30 escolas da Rede Municipal e 47 trabalhos expostos.
O calor era intenso e, mesmo assim, crianças e professores, entusiasmados, apresentaram seus trabalhos. Encantado com os trabalhos desenvolvidos, já na abertura dessa feira, defini que, no próximo ano, em 2018, a Feira seria realizada em outro local, com uma estrutura ampliada e com ainda mais incentivo do Poder Público. Assim, nasceu o 1º Educar e Empreender, que reuniu diversas outras iniciativas da Secretaria de Educação em um só evento.
Em 2019, todas as 80 escolas da Rede participarão do Espaço Educar e Empreender, sendo que 70 trabalhos serão apresentados na 6ª Mostra Pedagógica de Trabalho; cerca de 50 projetos estarão na 5ª Feira de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade; e haverá 42 relatos de experiências.
É o maior evento da Rede Municipal de Ensino, e a expectativa é de que passem pelo local mais de 5 mil pessoas, entre alunos, professores e comunidade escolar. É um orgulho, para mim, especialmente, testemunhar que essa iniciativa cresceu e já é uma referência em Educação no Município. E, principalmente, reafirmar que essa troca de ideias, com resultados tão concretos e ações bem-sucedidas, faz parte do compromisso que tenho com a Educação. Compromisso que tenho com cada santa-mariense. E o 2º Espaço Educar e Empreender tem lugar destacado nessa caminhada por uma Santa Maria melhor.
(*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.
OBSERVAÇÃO DO SITE: A foto que ilustra este artigo, de Deise Fachin (Arquivo AIPM), é da 1ª edição do Educar e Empreender, realizada ano passado.
Bons resultados na educação é por causa dos BONS professores que o municipio tem…nada a ver com o prefeito ….a prefeitura tem que contratar ou as escolas ficam sem professores….este prefeito sempre querendo faturar com o sucesso dos outros…chamar e contratar não tem nada a ver com os otimos resultados da educação municipal em santa maria…..Parabens aos professores…se quizer se vangloriar senhor prefeito……Pague o piso a eles……