CULTURA. Santa-marienses vão ao Piratini e à Assembleia. Querem ampliar distribuição do audiovisual local
Santa Maria tem produção cultural. E o audiovisual se insere nela. Mais que isso, se trata de uma indústria da qual não são poucos os que sobrevivem, na boca do monte. Mostrar isso, e deixar clara a intenção de ocupar espaços em nível estadual, foi, talvez, a principal motivação de uma série de visitas feitas na segunda-feira, em Porto Alegre, por integrantes desse setor na cidade.
No Palácio Piratini e na Assembleia Legislativa, e também na TVE, os santa-marienses, afora explicitar suas intenções, além de projetos específicos, que incluem por exemplo a TV Santa Maria, emissora comunitária, mostraram (e deixaram) um kit com produções audivisuais (e literárias) da boca do monte.
Afora a TVE, também a TV Assembleia pode ser escoadouro de muito do que se faz (e bem, e de boa qualidade) por aqui. São projetos na área jornalística e cultural que vão ao encontro do desejo do parlamento e do Executivo, que é exatamente descentralizar e permitir uma maior participação de todo o Estado.
Como curiosidade, mas especialmente como informação, confira o conteúdo do ‘kit’ que foi recebido, entre outros, pelo governador Tarso Genro, pela secretária de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, além de dirigentes da TVE e da TV AL:
“- DVD duplo com curtas metragens produzidos em Santa Maria da Estação
Cinema – Associação dos Profissionais e Técnicos de Cinema e Vídeo de
Santa Maria.
– DVD com os 4 curtas da primeira edição do Fórum EntreFronteras,
formado por profissionais do Brasil, Paraguai e argentina.
– Livro Arquimedes
– DVD da TV OVO, com resultados das oficinas do Pontão de Cultura.
– Catálogos das 9 edições do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC).
– DVD com clip da programação da TV Santa Maria”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.