PrefeituraSanta MariaTrânsito

CIDADE. Números da pasta de Mobilidade Urbana apontam 25 mil multas de trânsito no ano passado

Constatações do repórter nas ruas centrais de Santa Maria evidenciam falta de locais para estacionar. São 160 mil veículos trafegando

Por VINICIUS LORENSI (texto e foto), da CentralSul Agência de Notícias (UFN)

Dados oficiais da Secretaria de Mobilidade Urbana de Santa Maria registraram, em 2019, quase 25 mil multas nas ruas da cidade. E neste ano, pelo pouco que se pode observar pelas ruas, as coisas não mudaram.

A reportagem deu uma volta rápida por algumas ruas no centro de Santa Maria, olhando com atenção o movimento do trânsito. Foram percebidas várias infrações em uma rápida caminhada de aproximadamente doze minutos, saindo do Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN), passando pela Rua Duque de Caxias até a Rua Doutor Bozano, e voltando pela Rua Conde de Porto Alegre. Nesse trecho, foram contabilizadas 12 infrações de trânsito considerando-se apenas estacionamentos irregulares, numa média aproximada de uma transgressão por minuto.

Dessas 12 infrações, seis são por estacionar próximo a esquinas – a lei estabelece que se deve estacionar a partir de três metros das mesmas. Três delas foram por estacionar em frente às garagens, o que é expressamente proibido e resulta em recolhimento do veículo por guincho. E as três restantes foram por estacionamento em local proibido pela placa de carga e descarga, devido ao horário previsto nela.

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), em fevereiro de 2020, a frota de Santa Maria somou quase 164 mil veículos, sendo deles, cerca de 100 mil carros. O que explica uma infraestrutura municipal defasada, que não comporta a quantidade enorme de veículos na cidade, visto que é uma média de quase 1,80 habitante por veículo.

Das quase 25 mil multas registradas em Santa Maria ano passado, 5.659 foram por estacionamentos irregulares, que são: “estacionar nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idoso” e “estacionar em desacordo com a regra específica pela sinalização”. Esta última foi a que teve mais multas registradas, com 5.368 ocorrências.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo