COVID-19. Estado pode ter 24,8 mil infectados pelo vírus, aponta pesquisa divulgada pelo Palácio Piratini
Por VANESSA KANNENBERG (texto) e FELIPE DALLA VALE (foto), da Assessoria de Imprensa dao Palácio Piratini
Um total de 24.860 pessoas já pode ter sido infectado por coronavírus no Rio Grande do Sul – número nove vezes maior do que mostram os dados oficiais. É o que indica a terceira etapa da pesquisa de prevalência da população divulgada nesta quarta-feira (13/5) pelo governo do Estado e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na fase anterior, há duas semanas, o levantamento apontava para 15 mil infectados. Na primeira, eram 5,6 mil.
DAQUI A POUQUINHO, LEIA NO SITE, TAMBÉM INFORMAÇÕES SOBRE SANTA MARIA
“Os dados que temos dessa pesquisa, que mostram as condições atuais e a velocidade de propagação do vírus, são muito importantes porque fazem parte dos parâmetros que utilizamos para o Distanciamento Controlado, um modelo complexo que utiliza diversos critérios e indicadores, o que nos ajuda a traçar as melhores estratégias”, destacou o governador Eduardo Leite durante a divulgação dos dados em transmissão ao vivo pelas redes.
Dos 4,5 mil testes rápidos aplicados entre os dias 9 e 11 de maio, 10 pessoas testaram positivo. Destas, quatro foram em Passo Fundo, município que vem apresentando números de casos e mortes elevados nas estatísticas oficiais. Os outros foram em Ijuí (2), Caxias do Sul (1), Pelotas (1), Porto Alegre (1) e Santa Cruz do Sul (1). Completam a lista de cidades onde a pesquisa foi feita Canoas, Santa Maria e Uruguaiana. Juntos, os nove municípios representam 31% da população gaúcha.
Na fase anterior, houve seis testes positivos e, na primeira, dois. Isso mostra um aumento progressivo no número de casos, mas em progressão aritmética, e não geométrica – como tem acontecido no Brasil e como foi nos países com os piores cenários.
PARA SABER TODOS OS NÚMEROS DA 3ª FASE DA PESQUISA, CLIQUE AQUI
“Importante salientar que temos, a cada pesquisa, uma fotografia, e o conjunto de fotografias começa a formar um filme. Com isso, na medida em que temos novas rodadas de resultados, podemos observar uma tendência sobre o comportamento do coronavírus no nosso Estado. E é muito positivo ver que não está acontecendo o movimento exponencial. É uma boa demonstração de controle até aqui no Rio Grande do Sul, o que se associa a outros indicadores, como o movimento das internações hospitalares, que não tem atingido picos”, pontuou o governador.
A terceira rodada do estudo de Epidemiologia da Covid-19 no RS (Epicovid19) detectou anticorpos em 0,22% do total de pessoas testadas. Na etapa anterior, esse índice foi de 0,13%, e no primeiro levantamento, há um mês, de 0,05%.
Os novos dados, portanto, estimam que haja um infectado a cada 454 gaúchos – na testagem anterior, era um caso positivo a cada 769 pessoas; na primeira, um a cada 2 mil.
“Os casos notificados representam apenas uma parcela do total, confirmando a nossa teoria do iceberg de que existe uma parte visível, representada pelas estatísticas oficiais, e uma parte submersa, que precisa ser conhecida para que sejam tomadas as melhores decisões para o seu enfrentamento”, lembrou o reitor da UFPel e coordenador da pesquisa, Pedro Hallal…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
De novo, sendo chato, não ocorreu exposição ao vírus de maneira geograficamente uniforme (ou perto disto) no estado . Logo a amostra, embora numericamente possa estar correta, não reflete a disseminação do vírus no RS, talvez nas cidades. Extrapolar é correr o risco de errar longe. Alás, estimativa em cima de estimativa também é perigoso.
Teste também existe com sensibilidade de 97%. 15% de falsos negativos numa amostra pequena.
Analfabetos funcionais ainda continuarão a defender a ‘ciência’. Minha objeção é que o ‘retrato’ está no mínimo borrado.
Pena por não seguir medida sanitária preventiva é detenção de um mês a um ano e multa. Dudu Milk quer prender por crime que rende cestas básicas.
Questão que me veio a moringa, se em dezembro o vírus já estava na Europa, falam que em janeiro já estava em outros lugares, Não Me Toque fica ao lado de Passo Fundo, Expodireto aconteceu de 01 a 05 de março, não caberia ao menos uma investigação?