LÁ DO FUNDO. Partidos fora do pleito, candidatos de Nova Palma, secretários de Itaara, a escola e a eleição
Por CLAUDEMIR PEREIRA (com foto de FELIPE DALLA VALE/Divulgação), editor do Site
– O quadro ainda pode mudar, claro. No entanto, é bastante improvável. Dito isto, constata-se que, dos 31 partidos com vida legal em Santa Maria, 25 vão disputar o pleito.
– Um deles, o PSOL, está fora da eleição majoritária, nem pretende apoiar qualquer candidatura a prefeito, mas apresenta três nomes para o pleito proporcional.
– Os demais 24 se inserem nas seis alianças para a prefeitura e vice. Apenas dois, Cidadania Republicanos, embora apoiados por outra agremiação, apresentam chapa “pura”.
– E os seis ausentes, quais são, afinal. Um deles, o Novo, com seus 146 votos e o deputado Giuseppe Riesgo, pelo menos oficialmente, está neutro e liberou seus filiados a apoiar quem desejarem.
– Aliás, Riesgo, como já declarou a este site, está “ajudando” uma candidatura a vereador pelo PP, em Santa Maria, mas se dedicaria à eleição no estado inteiro.
– Os outros partidos ausentes (até aqui) do pleito são minúsculos, pelo número de filiados registrados no TSE. A saber: PCO (2 filiados), PCB (5), PSTU (22), PTC (31) e PMN (58 filiados).
– O escriba não sabe se tem a ver alguma coisa com a eleição. De todo modo, chegou informação sobre mudanças no secretariado de Itaara.
– Ali em cima da serra, Rogério de Paula deixou a pasta de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente. Em seu lugar assumiu o ex-prefeito Candido Franco Moraes.
– Também muda a secretaria de Educação. Dela sai Miguel Eggres e entra o ex-diretor da Ulbra Santa Maria, professor Renato Brunet.
– Ainda na região, tudo se encaminha (o prazo para inscrição na Justiça Eleitoral termina no dia 26) para duas chapas buscando a Prefeitura de Nova Palma.
– O atual prefeito, André Rossato, busca a reeleição, tendo como vice Valcenir Gioveli, ambos do MDB. Na oposição, a dobradinha PP/PSB, com Adroaldo Santi e Mardonio Ferigolo.
– A disputa pelas nove vagas disponíveis na Câmara de Vereadores da “terra da Palmeira” está concentrada em três agremiações: PP (10 candidatos), PSB (6) e MDB (15).
– É incrível, mas já tem gente imaginando (e alguns até elaborando discurso a respeito) que a luta para a vinda da Escola de Sargentos de Santa Maria entre no debate eleitoral.
– Mais: há quem até acrescente que o estabelecimento educacional do Exército está para Jorge Pozzobom agora, assim como o Hospital Regional esteve em 2016.
– Há uma carga bastante grande de imbecilidade no debate sobre essa que deveria ser uma luta de todos e não para divisões que só ajudam as outras cidades que estão na briga pela escola.
– Para fechar: o escriba reconhece ter procurado termo mais singelo, mas o máximo que conseguiu, meeesmo, foi esse, a tal de imbecilidade. Perdão!
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.