PROGRAMA ANÁLISE. Guarda Municipal virá ainda este ano, promete a Prefeitura
Interessante o debate da noite de ontem, na TV Santa Maria (canal 19, Net), no programa “Análise”. O que se discutiu foi a Guarda Municipal, uma promessa de campanha do prefeito Cezar Schirmer e que, aparentemente, está prestes a sair do papel.
Ainda assim, deveria ser em março, como anunciado ano passado. Mas será até o final do ano, “com certeza”, como declarou o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica. Mais detalhes do que foi dito no programa, você tem no relato da assessoria de comunicação da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), produtora do programa. A seguir:
“Análise” debate os desafios para a criação da Guarda Municipal
Segurança pública é um assunto de extrema importância para o desenvolvimento e boa administração de qualquer cidade. Em Santa Maria, ela vem sendo debatida com maior vigor a partir da expectativa da criação de uma Guarda Municipal. Com o intuito de conhecer os desafios para a criação deste serviço na cidade, o programa Análise – Santa Maria em Debate, transmitido pela TV Santa Maria, discutiu este tema na noite de ontem.
Participaram do programa o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Mânica, o delegado da Polícia Civil, Marcelo Arigony, o presidente da Associação dos Vigilantes da Prefeitura Municipal de Santa Maria (Avism), Edson Pereira Bataglin e o tenente coronel Wladimir Comassetto, da Brigada Militar.
Em novembro do ano passado, foi instalado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), e com ele a promessa de trabalhar em conjunto com uma Guarda Municipal e uma Central de Monitoramento, que deveriam ser implantados até março deste ano. Porém, terminada a primeira previsão de instalação, ainda se fala nos desafios para o serviço funcionar em Santa Maria.
A implantação desta guarda, segundo o secretário Giovani Mânica, pode ser feita de duas maneiras: com um novo concurso, mantendo a categoria dos vigilantes como está, ou qualificando os próprios vigilantes, respeitando as exigências do ministério da justiça, como, aptidão física, teste psicológico, acompanhamento, atestado de bons antecedentes e boa conduta.
Para o presidente da Avism, Edson Bataglin, os vigilantes poderão transitar para o cargo de guardas municipais sem problema algum. “A categoria vem trabalhando neste projeto há seis anos, muitos vigilantes já estão se especializando”, comenta Bataglin.
A Guarda Municipal deve ser um apoio às polícias estaduais e federais, com um caráter comunitário preventivo e com uso de armamento não letal. Segundo Comassetto, a cidade de Santa Maria precisa deste projeto de maior dimensão na área de segurança. “Não há qualquer problema constitucional para instalação da Guarda. A Brigada Militar está disposta a colaborar na formação e colocar todo o seu conhecimento a disposição” afirma o militar.
Para o delegado da Polícia Civil, Marcelo Arigony, a Guarda Municipal terá um papel crucial para a prevenção contra a criminalidade, sendo que a presença física dos guardas deve inibir a ação dos criminosos. “Para nós a palavra de ordem é prevenção. Sabemos que um real gasto em prevenção são dez que gastaríamos em repressão. Vamos aproveitar o projeto como mais um elemento para trazer segurança pública para a cidade”, ressalta o delegado.
Apesar da importância da Guarda entrar em vigor, alguns pontos ainda precisam ser debatidos, como a questão da formação, treinamento, seguro de vida e uniformes adequados. Segundo o Secretário Mânica, o projeto de lei está dependendo de duas análises básicas para ir para a Câmara Municipal de Vereadores: o impacto financeiro do aumento de risco de vida dos guardas municipais e o impacto financeiro previdenciário municipal. “O que também pode atrasar um pouco a implantação do projeto é o treinamento exigido pelo ministério da justiça, que possibilita os vigilantes atuar como guardas municipais diretamente com a comunidade. Mas com certeza a Guarda Municipal será implantada ainda este ano” afirma o secretário.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Voces sabem que inveja mata!
duvido essa guarda municipal sair este ano.E o piso do magistério?E o plano de cargos e salários para a saúde?E o incentivo fiscal para quem se comprometesse com o plantio e cultivo de arvores nos seus terrenos? E aquela maravilhosa fórmula de saneamento básico;que com pouquissímos reais se faria Kms de esgoto? So´coisa deste pequeno bravateiro.
Outra coisa e a resposta ao MP sobre a licitação sobre o transporte público. Me contaram que não houve jeito de a oficial de justiça encontrar o prefeito…
Esse prefeito só inventa…
@Edilson Ribas
Outra coisa que ninguém comenta são os apontamentos que o TCE tem feito nas contas do Schirmer….São muitos!
Claudemir.
Não tem um comentario a respeito
dos 111 mil para copa de hipismo,
estranho.
caramba, como é que podem ser tão cara de pau e mentir para a categoria inteira que podem virar guardas municipais. Não existe relação entre os cargos. Eles são vigilantes patrimoniais e as especializações nada tem de relação com o seu cargo. Imaginem que hoje nem 40% dos vigilantes utilizam no dia-a-dia arma. Outra coisa é analisar o preparo físico de homens que, na grande maioria, ficam parados durante o dia ou a noite. Além disso, se todos forem para a guarda municipal, quem irá proteger o patrimônio público? Por essa pergunta ninguém esperava.