AssembleiaEconomia

ASSEMBLEIA. Valdeci lidera criação de Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Gaúcho

Valdeci: proposta tem apoio da Companhia Riograndense de Mineração

Recebi, no final da manhã, e reproduzo, material produzido pela assessoria do deputado estadual petista Valdeci Oliveira. O tema: a criação de uma frente parlamentar para defender o carvão mineral gaúcho, como instrumento importante para a geração de emprego e renda na metade sul do Rio Grande. O texto e a foto são da jornalista Rita Barchet. Confira:

Valdeci lança Frente em Defesa do Carvão Gaúcho

Disposto a transformar o carvão mineral em um instrumento de geração de renda e de empregos na Metade Sul do Estado, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT)  lança na semana que vem uma Frente Parlamentar em defesa do melhor aproveitamento da matéria-prima para geração de energia elétrica. A proposta, que já foi discutida e apoiada pelo presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), engenheiro Elifas Simas, será apresentada ao presidente da Assembleia, Adão Villaverde, em uma audiência na próxima terça (5). O objetivo  da iniciativa é discutir alternativas e propor ações para o melhor aproveitamento das 28,5 bilhões de toneladas de carvão que se encontram no subsolo gaúcho e que correspondem a quase 85% do total existente – 33 bilhões de toneladas – em território nacional.

Também está entre as metas da Frente Parlamentar debater formas de viabilizar empreendimentos do setor no Rio Grande do Sul para aproveitar o cenário mundial de busca por novas fontes de energia. Hoje as usinas termelétricas respondem por 2,5 % da energia elétrica produzida no país. Somente com a implantação de seis novos empreendimentos no Estado, que já está em andamento, este número sobe para 6%. “O carvão pode concretamente aquecer a economia gaúcha e em especial aquecer a deprimida economia da Metade Sul. O governo do Estado e o vice-governador Beto Grill estão preocupados em desenvolver a região e esta ação pode ajudar muito nisso”, disse Valdeci.

A decisão de criar a frente surgiu após o deputado fazer diversas reuniões com representantes do setor e com a CRM. Valdeci ficou impressionado com o potencial da região carbonífera gaúcha que abrange mais de 20 municípios. Após estes contatos, o deputado preparou um requerimento de criação da frente e vai protocolar o documento na reunião da Mesa Diretora da Assembleia na próxima terça (5). Confirmada a aprovação do pedido, Valdeci vai procurar deputados de todas as bancadas para integrarem a Frente e elaborar um calendário de audiências públicas e reuniões. A Frente Parlamentar irá envolver os governos estadual e federal nas atividades, assim como a iniciativa privada e órgãos de fomento, como o Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento Econômico e Caixa Estadual. “Estamos plantando uma pequena semente que pode proporcionar uma surpreendente colheita econômica e social logo ali na frente”, disse entusiasmado o parlamentar.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tudo é gosto…
    Eu prefiro o carvão três barrense e o pega-logo!!!
    Acho o carvão gaucho muito fraco e queima rápido!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo