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ECONOMIA. Varejistas de Santa Maria mantém o otimismo para vendas na Black Friday da pandemia

Entidades empresariais fazem campanha de incentivo aos lojistas da cidade

Por Andriele Hoffmann da Cruz / Fotos Reprodução e Pixabay / Especial para o Site (*)

Apesar do isolamento social, estatísticas preocupantes de desemprego e fechamento do comércio santamariense por alguns períodos durante a pandemia, o varejo local se mantém otimista e está apostando suas fichas que a Black Friday será a melhor forma de dar um “up” nas vendas neste momento de crise.

Giffoni, gestor do Royal Plaza: a popularidade mais expressiva que no Natal

O movimento Black Friday que iniciou no Brasil apenas no formato e-commerce, vêm ganhando cada vez mais popularidade também nas lojas físicas, em que as vendas neste período gera um faturamento no comércio ainda maior do que no Natal.

Ruy Giffoni, gestor do Royal Plaza Shopping, explica que o faturamento na Black Friday é maior que no Natal devido ao comportamento do consumidor em ambas as datas. “No Natal, as pessoas compram lembrancinhas para os outros, e no Black Friday compram presentes para si”, explica Gifoni.

Marli Rigo, presidente do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), explica que o sucesso da campanha também está atrelado ao hábito que os consumidores já aderiram de esperar a data da Black Friday para comprar algo que deseja, principalmente produtos com valores mais expressivos.

O período de Black Friday no Royal Plaza Shopping começa dia 26 e se estenderá até o dia 29 de novembro. O local ainda aguarda a liberação da prefeitura para abrir das 9h da manhã até a meia noite.

Marli: junto com o Sindilojas, CDL promove terceira edição da Black Week”

Em Santa Maria, o evento de descontos – que não possui uma regulamentação específica – conhecido pelo mundo como Black Friday, também ganhou novas denominações e diversas formas de execução. O CDL e o Sindilojas produziram pelo terceiro ano consecutivo a campanha “Black Week”, que em 2020 se estenderá pelos 3 dias – 26, 27 e 28 de novembro. O objetivo é incentivar que mais empresas locais – principalmente as pequenas empresas -, não deixem de participar da campanha.

A presidente do CDL, Marli Rigo,  conta que todo o material de divulgação é fornecido gratuitamente para as empresas que aderiram, visto que é opcional e cada empresa pode fazer a sua campanha individual.  “Foi criado justamente para aproveitar essa onda de mídia e ter uma promoção local para que não fique o pequeno varejista vendo os grandes grupos venderem na Black Friday”, explica a presidente do CDL.

Marilise: nas Eny Calçados, no combate ao racismo, é ‘Semana de Descontos’

ANTIRRACISMO – A exemplo de outras empresas do país que buscam conscientizar sobre o racismo, as lojas Eny Calçados, com 10 filiais em Santa Maria e Santa Cruz do Sul, aderiram à campanha, porém é chamada de “Semana de Descontos Eny”, que exclui a palavra Black sem perder o objetivo do movimento.

“Iremos no bom e velho português, que inclusive expressa melhor o que iremos oferecer”, explica Marilice Daronco, coordenadora de comunicação e marketing das lojas Eny. Na semana do dia 23 a 28 de novembro, os consumidores encontram descontos de até 70% em mais de 5 mil produtos.  “É um momento em que o consumidor está bastante sensível a preços, então acreditamos que será uma mobilização importante para a economia.”, salienta Marilice.

Qualquer empresa, tanto virtual quanto física, pode fazer promoções com o nome Black Friday. Dia 27 de novembro é a data oficial da Black Friday 2020, que dá início à temporada de compras natalinas.

(*) Andriele Hoffmann da Cruz é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

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