CIDADE. Fiscalização Integrada e Brigada Militar terão reforço em equipes para operações anticoronavírus
Objetivo é coibir e dissipar as aglomerações para evitar a proliferação da Covid
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Por Manuela Vasconcellos
A intensificação de ações para o cumprimento do distanciamento controlado frente à bandeira vermelha em Santa Maria foi tema de uma reunião que ocorreu na manhã desta sexta-feira (4), no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Representantes de órgãos de segurança alinharam as estratégias que ocorrerão até a próxima terça-feira (8), feriado que celebra Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Município.
A principal delas é que haverá reforço nas equipes da Fiscalização Municipal Integrada e da Brigada Militar nas ruas do Município para atuarem de formas educativa e orientativa sobre os cumprimentos dos decretos municipais e estaduais.
“Além disso, temos o objetivo de sermos firmes no propósito de evitar e dissipar aglomerações, chegando até a nos adiantarmos a iniciativas de junção de pessoas, o que pode acarretar numa maior proliferação do coronavírus na população”, reforça a controladora geral do Município, Carolina Lisowski, que integra o Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19 e acompanhou a reunião no Ciosp.
“A Brigada Militar seguirá com esta importante parceria com a Prefeitura no sentido de ampliar as iniciativas de segurança, passando a atuar, também em áreas públicas. Neste primeiro momento, o pedido será para que não se aglomerem e retornem para suas casas, uma vez que o decreto estadual estabelece que está proibida a permanência de pessoas em locais públicos abertos, sem controle”, esclarece o comandante do 1º RPMon, tenente-coronel Cleberson Bastianello, presente no encontro
A reunião também contou com o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro, e com o integrante da coordenação do Ciosp, Edson Luiz Weise.
Isolamentos necessários e orientações
Outra medida que se torna novamente necessária neste período em que as taxas de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 estão altas, bem como os números de pessoas com a doença, é o isolamento de praças e academias ao ar livre. O foco é evitar a junção de pessoas. Na tarde desta sexta-feira, equipes da Guarda Municipal atuaram na Praça do Mallet e na Praça dos Bombeiros.
Nos locais, foram colocadas fitas e avisos informando sobre a decisão, que obedece ao decreto estadual que proíbe a permanência de pessoas em locais públicos abertos sem controle de acesso. Nos próximos dias, mais espaços públicos serão lacrados.
Esses mesmos locais serão revisitados pelos servidores que compõem a Patrulha da Máscara. Em outra frente de trabalho, eles irão verificar, ao longo da semana, se as medidas de isolamento estão sendo cumpridas e orientar a população sobre os cuidados com a doença, intensificando os pedidos para que a máscara seja usada de forma correta, bem como siga ocorrendo a higienização das mãos.
Denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.