A Prefeitura Municipal DIVULGOU agora há pouco o Boletim Epidemiológico deste domingo. Nele não constam modificações no número de casos descartados, pacientes curados e óbitos. Pelo menos nesse último índice, há uma informação, ainda não oficializada, de uma morte.
Ela, conforme notícia disponível na verão online do Diário de Santa Maria (AQUI) é confirmada, porém, por Júlio Lúcio Neto, irmão da vítima – o pediatra Miguel Camarco Lúcio, de 66 anos, que estava no Hospital Alcides Brum, do Hospital de Caridade.
Na verdade, o documento (veja na imagem acima) traz modificações apenas entre os casos confirmados e suspeitos. Abaixo você confere todas essas informações com, entre parênteses (o que permite a comparação diária), os dados do SÁBADO, ontem.
Casos confirmados: 11.432 (11.389)
Descartados: 6.292 (6.292)
Casos suspeitos: 3.270 (3.248)
Pacientes curados: 9.642 (9.642)
Óbitos: 141 (141)
No que se refere às hospitalizações, se reitera neste domingo a estabilidade na quantidade total de pacientes. No entanto, de novo se amplia, ainda que minimamente, a ocupação mais que total dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Por partes. O número total de internados, tanto quanto ontem e na sexta-feira, hoje é 119. Mas cresceu de novo a quantidade de internados em UTIs.
Conforme os dados (veja na imagem abaixo) publicados há poucos minutos no site da Secretaria Estadual de Saúde, se ontem e sexta eram 61, hoje o total alcança 62. Desses pacientes em UTI, 54 são casos confirmados e oito suspeitos.
Abaixo o leitor confere a situação da noite deste domingo, em cada um dos hospitais referência em atendimento ao coronavírus em Santa Maria: Hospital de Caridade (56 internados, 22 em UTI – com 102% de ocupação), Universitário (11 pacientes, todos em UTI) e Regional (52, 29 deles em UTI).
Observação: a explicação plausível, no caso do HC, é a utilização também de leitos de UTI “não” covid, antes da anunciada e já prevista ampliação.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.