PARTIDOS. Antigos dirigentes do PSOL de Santa Maria vão criar novo agrupamento interno na legenda
Sigla foi destaque nas eleições com a candidata mais votada à Câmara
Por Maiquel Rosauro
O PSOL de Santa Maria encontra-se em um momento de reconstrução. Antigos dirigentes da legenda preparam-se para retornar ao partido. A sigla ficou em evidência, nas eleições de 2020, ao ter a candidata ao Parlamento mais votada no município.
Uma das lideranças que retorna ao PSOL é Alidio da Luz, que está de saída do PT e oficializará sua volta até o final de semana. Ele esteve no partido durante sete anos, foi membro da Direção Estadual e vice-presidente da Executiva Municipal.
“Junto com antigos dirigentes, como Roberto Lisboa, um dos fundadores do partido na cidade; Marcius Fuchs, candidato a vice-prefeito em 2012 pelo PSOL, e ex-presidente; e Zeca Moura, candidato a vice-prefeito pelo PCB em 2012, vamos anunciar, em nota conjunta, a criação de um novo agrupamento interno no PSOL de Santa Maria”, relata Alidio.
Nos bastidores, chegou-se a especular que Helen Cabral e Tiago Aires também deixariam o PT e rumariam ao PSOL. Porém, o próprio Alidio refutou a hipótese.
“Meu movimento é individual. Não existe um deslocamento do grupo em direção ao PSOL. Mas mantenho o respeito, admiração e o contato político e pessoal com a Helen, que considero uma das maiores referências da esquerda santa-mariense”, afirma.
Nas eleições de novembro, o PSOL apresentou apenas três candidatos ao Parlamento e não elegeu ninguém. Porém, a candidata campeã de votos foi a presidente municipal da sigla, Alice Carvalho, que conquistou 3.371 votos.
O partido, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem 364 filiados em Santa Maria.
PSOL, PCdoB, PT, Psol…
Esse cidadão é um nômade partidário.