A NOTÍCIA DO ANO. Confira todos os detalhes do projeto da Travessia Urbana de SM
É verdade que foi importante a assinatura da ordem de serviço para a restauração completa da Avenida Roraima, que dá acesso ao Campus da UFSM, em Camobi. Também é inegável que se trata de uma conquista, a inauguração da Avenida do Exército, com seus 3 km e até uma ciclovia. Os dois fatos ocorreram na manhã desta sexta, com a presença de inúmeras autoridades, a começar pelo diretor do DNIT, o engenheiro formado pela UFSM no início dos anos 80, natural de São José do Cedro, SC, Hideraldo Caron.
Mas, não há qualquer dúvida: do ponto de vista estratégico, fundamental é o que ocorreu perto da uma da tarde, no Restaurante Augusto. Ali se esmiuçou, nas palavras de Caron e de Paulo Pimenta, o deputado federal petista que é o grande articulador da proposta, o projeto da Travessia Urbana.
Quem traz os detalhes do evento (e do projeto) é a assessoria de comunicação da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) – que acompanha os trabalhos desde seu início e também é uma espécie de co-autora da ideia da Travessia e seus desdobramentos. O texto é da jornalista Letícia Sarturi Isaia. E as fotos são deste editor. Acompanhe:
“Reunião apresenta o projeto de duplicação entre as BRs 158 e 287
Nesta sexta-feira, dia 08, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Santa Maria (CACISM) e o Deputado Paulo Pimenta, realizaram, no restaurante Augusto, um encontro com o diretor do DNIT, Hideraldo Caron e autoridades convidadas. Na reunião almoço, foi apresentado o projeto de duplicação da travessia urbana de um trecho de 14,3km entre as BRs 158 e 287.
Na ocasião, o presidente da CACISM, Paulo Ceccim, agradeceu o apoio político e da comunidade, representada em diversos segmentos, em ações que buscavam recursos para a realização do projeto. Em especial, agradeceu ao diretor do DNIT, que se mostrou comprometido pelo desenvolvimento de Santa Maria.
O prefeito municipal, Cezar Schirmer também elogiou a atuação de Hideraldo Caron na luta pela melhoria das vias de acesso ao município. Para Schimer, Santa Maria vive um marco na sua história.
Já o deputado federal lembrou os caminhos percorridos para a aquisição dos projetos sobre as rodovias e a obtenção dos recursos do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) para a execução das melhorias. “Em cinco anos essa cidade dará um salto”, disse.
Caron iniciou sua explanação lembrando que o governo federal já tem um planejamento de recursos para o Rio Grande do Sul de 2011 a 2014. Durante esse tempo, serão disponibilizados R$ 7 bilhões para obras. Após o comentário, exibiu um vídeo que apresentou as potencialidades de Santa Maria e o projeto de duplicação das BR 158 e 287. O Projeto de Duplicação
A travessia do projeto inicia na intercessão do Trevo do Castelinho até a ponte sobre o Arroio Taquara, sendo formada por segmentos das rodovias federais das BRs 158 e 287. A reformulação dessas áreas é considerada de vital importância para a economia e segurança da população.
De acordo com Caron, a previsão é de concluir a fase de detalhamento do projeto para, após, ter condições de licitar a obra. A licitação é prevista para agosto ou setembro e o início das mudanças é para janeiro. A estimativa do custo da obra é de R$ 270 milhões, com valor de implantação previsto no PAC, e a duração é de 30 a 36 meses.
Estão planejadas diversas obras que somam 43,5km de extensões. Destes, 14,3 km de duplicação de pista; 10,7km de ruas laterais e 18,5km em ramos de acesso. A área total a ser pavimentada será de 450 mil m² e um volume total de terraplanagem de 2 milhões de m².
O projeto prevê a construção de 16 viadutos, três pontes com extensão total de 2 mil m² e uma área total de 24mil m². Também serão construídas três passagens inferiores, no bairro Urlândia e ruas Irmã Dulce e Capitão Vasco da Cunha. Além de três passarelas, na vila Floresta e bairros São João e Pinheiro Machado.
Conheça os pontos centrais da obra:
INTERCESSÃO DO CASTELINHO (entroncamento da BR 158 e a ERS 509): a implantação de viadutos separará o intenso fluxo de trânsito voltado para Camobi, do fluxo da rodovia federal.
ACESSO AO BAIRRO CERRITO: o atual viaduto metálico será substituído por um novo em concreto armado. Também serão implantados ramos laterais, que facilitará o acesso ao bairro e a vila Floresta.
INTERCESSÃO PARA CAMOBI (entroncamento das BRs 158 e 287): local que faz a ligação de Santa Maria em direção à capital, região do Vale do Rio dos Sinos e é acesso a estação rodoviária. O novo viaduto para a duplicação será implantado à esquerda do atual, aproveitando os ramos da intercessão já existente.
INTERCESSÃO COM A AVENIDA DUQUE DE CAXIAS: os viadutos projetados na rodovia federal sobre uma rótula alongada permitirão uma interconexão da avenida com a estrada Pedro Parcianello e as ruas laterais.
INTERCESSÃO DA UGLIONE: entroncamento rodoviário de acesso ao Porto de Rio Grande pela BR 392. Essa intercessão foi planejada em três níveis: uma elevação da BR 158 com implantação de viadutos, uma rotatória no nível atual e, no nível inferior, uma pista rebaixada, no estilo trincheira, para o tráfego da BR 392.
ACESSO AO BAIRRO URLÂNDIA: está planejada uma passagem inferior para facilitar a passagem entre os bairros Urlândia e Duque de Caxias. A passarela já existente será reformada.
ACESSO AO BAIRRO PATRONATO: está projetada um passagem inferior para facilitar o trânsito na avenida Maurício Sirotski e da rua Irmã Dulce. Também será outro local para o acesso entre a rodovia e centro urbano.
PONTE SOBRE O ARROIO CADENA: a ponte é a maior do trecho, com 60 metros. Será construída uma nova ponte à esquerda da que existe. Já a atual será reforçada e alargada.
INTERCESSÃO PARA ROSÁRIO DO SUL (entroncamento das BRs 158 e 287): serão implantados viadutos sobre uma rotatória para separar o tráfego entre a BR 287, a de acesso a avenida Walter Jobim e a BR 158.
CRUZAMENTO DA RUA CAPITÃO VASCO DA CUNHA: está planejada uma passagem inferior para o trânsito urbano sobre a rodovia federal. Ela interligará os bairros Juscelino Kubitschek, São João e Pinheiro Machado.
INTERCESSÃO COM A AVENIDA ALCIDES ROTH: estão projetados viadutos sobre rotatória. Eles facilitarão o acesso aos bairros Juscelino Kubitschek e Pinheiro Machado. Já os ramos laterais possibilitarão o acesso ao centro e ao Hospital Regional.
INTERCESSÃO COM ACESSO AO BAIRRO TANCREDO NEVES: serão construídos viadutos na BR 287 sobre uma rótula alongada. A obra vai tornar possível a interconexão entre da BR, os bairros Tancredo Neves, Pinheiro Machado e Distrito Industrial.
RETORNO OESTE: uma rotatória em nível permitirá o acesso ao Oeste e dos bairros Pinheiro Machado e Tancredo Neves.
PONTE SOBRE O ARROIO FERREIRA: a nova ponte será aplicada à esquerda da atual, que será reforçada e alargada.
ACESSO A BOCA DO MONTE E DA ULBRA: receberá uma rotatória em nível.
PONTE SOBRE O ARROIO TAQUARA: é o final do projeto. A nova ponte será implantada à esquerda da atual, com 24 metros.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Como dizia o prefeito em campanha FAZER MAIS E MELHOR, é inccrivel a diferença entre Pimenta e Schirmer como deputado federal, nas grandes obras da cidade têm o dedo do Pimenta pouco se sabe do Schirmer enquanto deputado,sem projetos e com poucas emendas parlamentares.SEM COMPARAÇÂO.
O dep. Pimenta tá comendo por fora, como se diz popularmente. Se depois de tudo a população de Santa Maria não o eleger prefeito…
Me parece que muitas pessoas não se deram conta da importância do que foi anunciado ontem.