COVID-19. Campanha de vacinação continua neste sábado (13) e terá ações na próxima semana
Primeiros 30 acamados e seus cuidadores receberão o imunizante

Por Manuela Vasconcellos / Prefeitura de Santa Maria
A Prefeitura de Santa Maria segue com a vacinação contra a Covid-19 em grupos prioritários. Neste sábado (13), equipes volantes do Município irão começar a contemplar os idosos acamados – pessoas com 60 anos ou mais que estejam restritas ao leito ou que dependam de outra pessoa para necessidades básicas diárias. A dose também será para um cuidador do paciente, conforme cadastro. Na próxima semana, será a vez das pessoas com 85 anos ou mais que residem nos distritos e a continuidade da imunização para este público no Centro e bairros.
“São momentos que geram expectativas e temos avaliações positivas deste empenho dos servidores que realizam esta logística e da população. A campanha de vacinação está tendo continuidade, mas todas as ações têm de serem feitas de forma organizada e com calma porque as doses são sensíveis e queremos evitar as perdas”, reforça o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.
O Município tem uma projeção de mais de 600 acamados. Até esta sexta-feira (12), a Central de Orientações da Vacina contra a Covid-19, a EnfClin, já havia recebido 402 cadastros. Neste sábado, em ação piloto, serão visitadas 20 residências conforme a vulnerabilidade do paciente. No local, além do idoso, será vacinado um cuidador previamente cadastrado.
A vacinação dos acamados terá continuidade a partir da próxima quinta-feira (18). A Central de Orientações da Vacina contra a Covid-19 retornará ao atendimento na próxima quarta-feira (17) (confira os números abaixo). O cadastro também poderá ser feito a partir da próxima quarta-feira, em função do ponto facultativo no Município, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Mesmo com o começo da aplicação das doses a este grupo, o cadastro poderá ser feito em outros dias.
Residentes no Interior
Após a primeira ação voltada aos moradores do Centro e de bairros, é chegada a vez da vacinação contra a Covid-19 dos idosos com 85 anos ou mais que moram em distritos de Santa Maria. Nos dias 18, 19 e 25 de fevereiro, a equipe da Unidade Móvel de Saúde imunizará pessoas desta faixa etária. Em cada um dos dias, a aplicação ocorrerá em uma localidade diferente (confira aqui o cronograma). A estimativa da Prefeitura é de que sejam cerca de mil pessoas com 85 anos ou mais em todos os nove distritos do Município.
Segunda dose
Ainda nesta sexta-feira, o Setor de Imunizações da Vigilância em Saúde deu início à dispensação da segunda dose, voltada aos trabalhadores da saúde que atuam em alas Covid e aos indígenas das aldeias caingangues e guaranis. Mesmo após a aplicação desta nova vacina, os cuidados frente à pandemia devem seguir, como o uso de máscara e evitar aglomerações.
As instituições hospitalares ficam responsáveis pela aplicação em seu grupo de funcionários, bem como a Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, que aplicarão as doses aos integrantes das aldeias.
:: Confira aqui os números de doses distribuídas e aplicadas ::
Como fazer o cadastro
Para pessoas com 60 anos ou mais que estejam acamadas (restritas ao leito ou que dependam de outra pessoa para necessidades básicas diárias) e para um cuidador do paciente
A partir da próxima quarta-feira (17)
– Pela Central de Orientações da Vacina contra a Covid-19:
de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Telefones: (55) 3025-9724, (55) 3025-9727 ou (55) 3025-9750
Whatsweb: (55) 999-417-717 ou (55) 996-089-860
Site: fismaenfclin.com.br
A partir da próxima quarta-feira (17), das 14h às 18h
– Na recepção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, conforme atendimento de cada local
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.