Câmara de VereadoresPrefeituraSaúde

COINCIDÊNCIA. Horas após assinado convênio, SAMU debatido na Câmara de Vereadores

SAMU explicado pela enfermeira responsável pelo serviço, na capital

Foi, mesmo, uma coincidência. Não há por que duvidar. A audiência pública foi marcada quase ao mesmo tempo em que a prefeitura anunciava a data de assinatura do convênio para que a Sefas passasse a operar o SAMU. Tanto uma quanto a outra definidas para hoje, separadas por algumas horas.

O fato é que o acordo foi firmado de manhã. E boa parte dos atores se encontraram à tarde, no Legislativo. Esclarecedor. Acompanhe os detalhes, no material produzido pela assessoria de imprensa da Câmara. O texto é de Clarissa Lovatto, com foto de Gabriela Perufo. A seguir:

Samu é tema de seminário no Legislativo

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Santa Maria promoveu, na tarde desta segunda-feira (25), seminário sobre a implantação e o trabalho do Serviço de Atendimentos Móvel de Urgência (Samu) em Santa Maria. A atividade contou com a palestra da enfermeira Dinorá Cenci, enfermeira e responsável técnica pelo Samu de Porto Alegre. Participaram do evento os vereadores integrantes da Comissão de Saúde, Luiz Carlos Fort (presidente), Maria de Lourdes Castro, Manoel Badke, Jorge Trindade e Marion Mortari. Também prestigiou o Seminário, Irmã Ubaldina Souza e Silva, diretora da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), instituição que firmou convênio com a prefeitura de Santa Maria para gerenciar e executar o Samu no município, além profissionais e acadêmicos da área da saúde.

Conforme explicou Dinorá Cenci, o Samu é um serviço do SUS que obedece aos princípios do Sistema Único de Saúde, sendo componente da Política Nacional de Atenção às Urgências e às Emergências. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está vinculado a uma central de regulação médica, com acesso fácil ao público pelo telefone 192. Em Porto Alegre, o Samu existe desde 1995.

Dinorá informou que o serviço atende à população em situação de urgência, ou seja, em situação de risco iminente de vida. “O Samu colabora na organização do atendimento na rede pública de saúde, prestando socorro à população em casos de emergência”, explicou, acrescentando que os objetivos principais é reduzir o número de óbitos, diminuir o tempo de internação em hospitais e também as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. 160 mil dados para a sefas..? com esse dinheiro se paga o salario de 52 concursados e se asfalta uma rua por mês com o que sobra…MAL FEITO prefeito.

  2. Eu vejo pelo lado POSITIVO se vem somar, q venha SAMU, HOSP. REGIONAL estamos ganhando o q muitos municípios gostariam e n tem.
    Vamos valorizar, pq nossa cidade merece tudo de bom, o pessimismo n atrai nada.
    boa semana a todos!!!!!

  3. -Não quero ser Ave-do-mau-agoro..nem sofrer e criticar por antecipação. Mas esse filme qualquer brasileiro como eu que depende do SUS conhece: Essa de 192 ou 0800 sediado em POA vai acontecer o mesmo com o 0800 da CORSAN, da AESul, que a gente gasta o Dedo e não consegue ligar. Vamos ficar dependendo da Burrocracia(como muito bem falou o Prefeito Schirmer..) e o Corpo jogado no asfalto esperando o retorno da ligação. Deus queira que eu dessa vez esteja errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo