COINCIDÊNCIA. Horas após assinado convênio, SAMU debatido na Câmara de Vereadores
Foi, mesmo, uma coincidência. Não há por que duvidar. A audiência pública foi marcada quase ao mesmo tempo em que a prefeitura anunciava a data de assinatura do convênio para que a Sefas passasse a operar o SAMU. Tanto uma quanto a outra definidas para hoje, separadas por algumas horas.
O fato é que o acordo foi firmado de manhã. E boa parte dos atores se encontraram à tarde, no Legislativo. Esclarecedor. Acompanhe os detalhes, no material produzido pela assessoria de imprensa da Câmara. O texto é de Clarissa Lovatto, com foto de Gabriela Perufo. A seguir:
“Samu é tema de seminário no Legislativo
A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Santa Maria promoveu, na tarde desta segunda-feira (25), seminário sobre a implantação e o trabalho do Serviço de Atendimentos Móvel de Urgência (Samu) em Santa Maria. A atividade contou com a palestra da enfermeira Dinorá Cenci, enfermeira e responsável técnica pelo Samu de Porto Alegre. Participaram do evento os vereadores integrantes da Comissão de Saúde, Luiz Carlos Fort (presidente), Maria de Lourdes Castro, Manoel Badke, Jorge Trindade e Marion Mortari. Também prestigiou o Seminário, Irmã Ubaldina Souza e Silva, diretora da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), instituição que firmou convênio com a prefeitura de Santa Maria para gerenciar e executar o Samu no município, além profissionais e acadêmicos da área da saúde.
Conforme explicou Dinorá Cenci, o Samu é um serviço do SUS que obedece aos princípios do Sistema Único de Saúde, sendo componente da Política Nacional de Atenção às Urgências e às Emergências. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está vinculado a uma central de regulação médica, com acesso fácil ao público pelo telefone 192. Em Porto Alegre, o Samu existe desde 1995.
Dinorá informou que o serviço atende à população em situação de urgência, ou seja, em situação de risco iminente de vida. “O Samu colabora na organização do atendimento na rede pública de saúde, prestando socorro à população em casos de emergência”, explicou, acrescentando que os objetivos principais é reduzir o número de óbitos, diminuir o tempo de internação em hospitais e também as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
160 mil dados para a sefas..? com esse dinheiro se paga o salario de 52 concursados e se asfalta uma rua por mês com o que sobra…MAL FEITO prefeito.
Eu vejo pelo lado POSITIVO se vem somar, q venha SAMU, HOSP. REGIONAL estamos ganhando o q muitos municípios gostariam e n tem.
Vamos valorizar, pq nossa cidade merece tudo de bom, o pessimismo n atrai nada.
boa semana a todos!!!!!
-Não quero ser Ave-do-mau-agoro..nem sofrer e criticar por antecipação. Mas esse filme qualquer brasileiro como eu que depende do SUS conhece: Essa de 192 ou 0800 sediado em POA vai acontecer o mesmo com o 0800 da CORSAN, da AESul, que a gente gasta o Dedo e não consegue ligar. Vamos ficar dependendo da Burrocracia(como muito bem falou o Prefeito Schirmer..) e o Corpo jogado no asfalto esperando o retorno da ligação. Deus queira que eu dessa vez esteja errado.