PARTIDOS. Republicanos de Santa Maria ganha 113 novos filiados entre janeiro e abril. PSL perde 383
Saldo de filiações, em 2021, está no negativo, com 569 militantes a menos
Por Maiquel Rosauro
Nos primeiros quatro meses deste ano, 569 pessoas se desfiliaram de partidos políticos em Santa Maria. O sistema de Estatística do Eleitorado, do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), indica que, das 32 legendas representadas no município, apenas cinco apresentaram crescimento de filiados e uma agremiação teve uma queda gigantesca.
O partido que mais filiou no período foi o Republicanos. A legenda, que tem como presidente o vereador Alexandre Vargas, recebeu o acréscimo de 113 pessoas. Para ter uma ideia do feito, as outras duas agremiações que mais filiaram são o PSOL e o PSB, com respectivamente, 35 e 18 pessoas.
Vargas resume em apenas duas palavras o crescimento do partido: “muito trabalho”. O Republicanos passou o PL no ranking de filiações municipais e já ocupa a 9ª posição. No total, são 853 filiados, apenas 33 a menos que o PSB, 8º colocado.
A chegada dos novos filiados ocorreu em um momento que o Republicanos perdeu um de seus principais líderes, o ex-candidato a prefeito Jader Maretoli. Ele deixou o partido no início do mês passado e rumou para o PSL, legenda que despencou no ranking.
Em janeiro, o PSL tinha 418 filiados contra 35 em abril. O partido, que era o 13º com mais filiados, caiu para 26º.
Jader, que hoje é o presidente municipal da sigla, diz que o êxodo de filiados foi provocado pelos ex-dirigentes do PSL.
“A antiga Executiva tinha os dados e a chave de filiação do PSL. Quando foi destituída, começou a desfiliar o pessoal”, explica Jader.
Agora, o novo presidente projeta reconstruir o partido do zero e promover uma nova campanha de filiação ao lado do vereador Tony Oliveira (PSL).
Confira o ranking municipal de filiação:
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.