CIDADE. Com simulação de sinistro, inicia nesta sexta-feira a Semana Nacional do Trânsito em SM
Objetivo dos eventos é conscientizar cidadãos quanto ao seu papel no trânsito
Por Joyce Noronha (com imagem de Divulgação/Denatran) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, abre nesta sexta-feira (17) a Semana Nacional do Trânsito, com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. O objetivo é o de conscientizar os cidadãos quanto ao seu papel no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou motorista. Nesta sexta-feira, uma das ações de abertura da Semana Nacional do Trânsito será a simulação de um cenário de sinistro, das 9h30min às 10h30min, na Avenida Hélvio Basso.
Até 25 de setembro, quando ocorre o encerramento da programação, órgãos de segurança que são parceiros da campanha atuarão ações. Estão previstas distribuição de material e blitze educativas envolvendo todos os participantes do trânsito; repasse de informações sobre a relação direção X celular, ultrapassagens, velocidade X vida e segurança na faixa de pedestres.
O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, salienta que a Semana Nacional de Trânsito é um momento de dar foco ao assunto, principalmente em debater maneiras de reduzir acidentes.
“É um período que temos para chamar a atenção para acidentes no trânsito, sejam com ou sem vítimas. Hoje, um dos fatores que mais contribui com a incapacitação de pessoas, e até à morte, são sinistros de trânsito. Então temos a obrigação de levar ao público o conhecimento de como é possível evitar estes acidentes, além de chamar o público para que possamos conscientizar as pessoas para preservar vidas e garantir a segurança no trânsito”, reforça Ponsi.
A coordenadora do Comitê Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito, Lucimar Garcia de Sá, reforça que a Semana é importante, pois traz à tona debates necessários para garantir um trânsito mais seguro a todos.
“A Semana Nacional do Trânsito é prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com o objetivo de conscientização dos participantes no trânsito no dia-a-dia. Sejam eles motoristas, pedestres, ciclistas, enfim. O maior objetivo é a preservação da vida, por meio destas ações educativas e também de ações que levam à discussão das questões relacionadas ao trânsito”, esclarece Lucimar.
A iniciativa se soma à Campanha Municipal Permanente de Segurança no Trânsito “Volte pra Casa” e às ações da Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas. A Campanha Municipal de Segurança no Trânsito tem como objetivo realizar todos os meses ações educativas junto a motoristas e pedestres, para chamar a atenção da população em relação aos cuidados para que sejam evitados os acidentes de trânsito. Já a Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas atende ao que determina a Lei Municipal 5.319/2010.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.