Por Ariel Portes / Especial para o Site (*)
A utilização de redes sociais cresce cada vez mais no Brasil. Um dos fatores para esse aumento é possibilidade de acesso a internet, que vem aumentando. O que antes era visto apenas como entretenimento, hoje é pauta de negócios e vem sendo cada vez mais utilizada por empresas no país. Uma pesquisa apresentada pelo IBGE em 2018 mostra que sete em cada dez brasileiros estão conectados à rede. Os dados consideram 181,1 milhões de pessoas com dez anos ou mais. Além disso a pesquisa mostra que os aparelhos de celular são a preferência da maioria, sendo 98% dizendo utilizar um smartphone para se conectar.
Em 2019 um relatório divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, constatou que 66% da população brasileira está conectada às redes sociais. 89% dos entrevistados confirmaram o que a pesquisa buscava elucidar, que a utilização das redes tem um viés comercial e que os usuários diariamente buscam por um produto ou serviço.
Outra pesquisa apresentada pelo site Webcompany, com dados da Statista, revelou que o Brasil é um dos países com maior média de tempo de utilização diária, passando a marca de três horas por dia. Sendo que a média mundial é de 145 minutos por dia, quando comparada, a média brasileira é 55% maior. A mesma pesquisa destacou ainda que a preferência dos usuários no Brasil é Facebook com (51%), em seguida o Instagram com (14%) seguidos do Twitter (13%) e do Pinterest (12%).
Entender as redes sociais acaba sendo fundamental para entender o comportamento dos consumidores. Com a pandemia, muitas empresas precisaram se reinventar, e a internet foi, e tem sido, um recurso valioso para que estas empresas explorem o mercado de maneira diferente. Por isso, analisar as redes sociais como uma ferramenta vem sendo tão comum entre grandes corporações.
(*) Ariel Portes é acadêmico de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.