DestaqueSanta Maria

CÂMARA. Pablo Pacheco pretende revogar a lei municipal que obriga uso de máscara “anticovid”

Norma atual prevê multa para quem não utilizar o acessório em Santa Maria

Iniciativa de Pablo Pacheco não pretende tirar a obrigatoriedade do uso da máscara, mas agilizar a dispensa do uso quando a lei estadual ou federal flexibilizar as regras de prevenção à pandemia de covid-19 (Foto Divulgação/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

O vereador Pablo Pacheco (PP) apresentou, na semana passada, projeto de lei que revoga a Lei Municipal 6485/2020, que obriga o uso de máscara de proteção facial durante a pandemia de covid-19 em Santa Maria. Porém, a aprovação da iniciativa não significa que o uso do acessório será dispensado de imediato.

O objetivo da proposta é agilizar a dispensa do uso da máscara, logo após ser permitido pela legislação estadual ou federal.

“Não é revogação da lei municipal que, consequentemente, vai trazer a não obrigatoriedade do uso. Essa é uma maneira de, quando puder flexibilizar, ter um mecanismo a menos (para efetivação da lei). Por exemplo, se o governo do Estado flexibilizar em janeiro, aqui em Santa Maria não pode porque tem uma lei e os vereadores estarão em recesso”, explica Pacheco.

O uso de máscara de proteção facial contra covid-19 é obrigatório, em Santa Maria, desde o dia 1º de outubro do ano passado, enquanto durar a pandemia. O acessório deve ser usado em espaços e vias públicas, de uso coletivo, privado ou público, táxis, transporte motorizado por aplicativo, transporte coletivo e estabelecimento em atividade.

Quem descumprir a lei municipal está sujeito a multa de R$ 110,82 a R$ 591,04, com possibilidade de dobrar o valor em caso de reincidência.

Confira, na íntegra, a proposta de Pacheco (AQUI).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. E o contribuinte paga o salário de um parlamentar que apresenta uma bobagem dessas. Pergunta se vai nas vilas saber o que a população está precisando…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo